As emoções dos distritais chegam dentro de um mês. A temporada abre com um Fundão-Caria, dois candidatos ao título

Campeonatos distritais
Duelo de candidatos abre temporada

O Campeonato tem início dentro de duas semanas. Sem Estação (abandono) e Estreito (na III Divisão) a luta pelo título promete ser a quatro. Penamacor, Sernache, Caria e Fundão apresentam-se como os mais sérios candidatos a destronar a ADE.


Alexandre S. Silva
NC / Urbi et Orbi


A Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) realizou na última semana o sorteio para os distritais de futebol. Provas que este ano contam com menos equipas uma vez que, para além da subida do Estreito à III Nacional, houve três desistências de turmas regionais: Estação, detentora do título distrital, Paul e Cebolense.
O Campeonato tem início no segundo domingo de Setembro, dia 12, em ambos os escalões, e o sorteio ditou um jogo grande logo na jornada de abertura. Desportiva do Fundão e Caria, duas equipas que vão lutar pelo título esta época, encontram-se no Municipal fundanense naquele que promete ser o jogo mais empolgante do início do campeonato.
De resto, e sem o Estreito e a Desportiva da Estação, prevê-se uma luta a quatro pelo ceptro de campeão. Para além dos fundanenses e carienses, também o Penamacor, que investiu fortemente na renovação do plantel e o Vitória de Sernache se apresentam como candidatos a destronar a já extinta equipa sénior da Desportiva da Estação. Os penamacorenses recebem na ronda inaugural o recém promovido, e campeão da II Distrital, Unhais da Serra, que aspira a um lugar no meio da tabela, enquanto o Vitória de Sernache joga em casa com o Salgueiro do Campo, cujo objectivo é assegurar a manutenção o mais cedo possível.
Numa segunda linha, com menos possibilidades, em termos teóricos, de se envolver na luta pelo título, surge o Oleiros. A turma da Zona do Pinhal aspira aos lugares cimeiros, e embora não tenha, em teoria, o mesmo poderio dos mais fortes, pode, tal como o fez na última época, intrometer-se entre os da frente e baralhar as contas dos primeiros ao longo das 26 jornadas. Os oleirenses começam o campeonato em casa frente ao vice-campeão da II Distrital, o Escalos de Baixo.
Também em casa começa o Teixosense. A formação treinada por Capelas recebe o modesto Cabeçudo e o objectivo é a metade superior da tabela. A época passada, decepcionante, já lá vai, e os teixosenses estão confiantes numa época bem melhor este ano.
Já o Belmonte, uma das equipas sensação da última temporada, este ano treinada por Tó Real e constituída, em grande percentagem, por atletas da casa, não promete mais que a manutenção. A equipa perdeu poderio em relação ao último ano e muito dificilmente poderá fazer uma temporada ao nível da anterior. No entanto, reza a tradição, a jogar em casa, a turma belmontense raramente fica em branco. Factor que, a manter-se poderá ser fundamental para a concretização dos objectivos.
O sorteio da AFCB ditou ainda para a primeira jornada um encontro curioso. Trata-se do Desportivo de Castelo Branco – Valverde. Duas equipas repescadas na II Divisão devido aos abandonos Da Estação e do Paul.



Dois regressos e uma estreia

Este campeonato, a julgar pelas equipas em prova, vai ser dos mais disputados

No mesmo dia, 12 de Setembro, tem início a II Divisão Distrital. Uma prova onde qualquer previsão é inútil, tal a imprevisibilidade dos resultados. No entanto, à partida, o Orvalho apresenta-se como a equipa com mais responsabilidades para lutar pela promoção. Os orvalhenses recebem o S. Vicente da Beira na ronda inaugural.
De resto, salientam-se, ainda, os regressos ao futebol do Proença-a-Nova, um clube histórico do distrito, que conta já com duas presenças na III Divisão, que há alguns anos tinha abandonado a modalidade, e do Silvares, que há dois anos substituiu o futebol pelo futsal, mas que este ano decidiu voltar às origens.
Destaque ainda para a estreia absoluta na competição do Vilaregense. Que fará o seu primeiro jogo oficial de sempre em casa, frente ao União Lousense.