Concurso nacional
Sindicato de professores descontente

Por Eduardo Alves


As queixas contra o Ministério da Educação (ME) têm vindo a subir de tom nas últimas semanas. Sindicato e professores mostram-se descontentes quanto à forma e os resultados de avaliação dos candidatos. Em nota enviada à comunicação social, o Sindicato de Professores da Zona Centro (SPZC) acusa o ME de ser responsável por “um atraso superior a três meses nos concursos”. Um facto que “nunca tinha ocorrido” e coloca em risco o início efectivo do próximo ano lectivo.
Segundo o SPZC, “a incompetência dos serviços ministeriais” vai ter consequências bastante graves para a comunidade estudantil e para o corpo docente. No rol de acusações, surge ainda o facto de a nova equipa ministerial obrigar todos os candidatos a concorreram via Internet, “o que retira a possibilidade legal de reclamação”, caso surjam erros de responsabilidade do ME, adianta o sindicato.
Este organismo recorda que no ano transacto, a 1 de Setembro “já estavam colocados todos os professores”. Este ano, a 3 de Setembro “ainda estarão a processar candidaturas para professores dos quadros”, compara a mesma fonte. Para esta fonte sindical, a situação que se verifica “é catastrófica”.