A unidade móvel vai fazer o rastreio a 10 pessoas por dia
Guarda
Rastreio da visão com Unidade Móvel
a percorrer freguesias


A iniciativa é pioneira. Uma carrinha percorre as freguesias do concelho da Guarda para verificar quais os problemas visuais da população.


NC / Urbi et Orbi


COs utentes do Lar da Terceira Idade da freguesia de Videmonte foram os primeiros a beneficiar da unidade móvel de oftalmologia (UMO) do Hospital Distrital da Guarda, para rastreio da visão, que entrou em funcionamento na passada segunda-feira, 23. Inactiva desde que foi adquirida, em Março de 2003, a UMO é, segundo o director clínico do Hospital, José Cunha, o único equipamento no género existente na região Centro do país. José Cunha escusou-se a explicar as razões que levaram ao adiamento do funcionamento da unidade, mas admitiu a existência de um "diferendo" entre a administração do hospital e os especialistas que "exigiam ser pagos por avença por doente atendido e não pela tabela de horas extra, atendendo que a tarefa é exercida fora das horas normais de trabalho".
No veículo prestam serviço dois técnicos de ortóptica e, quando necessário, médicos oftalmologistas, fazendo o rastreio de alterações da visão e distúrbios do globo ocular, explicou o clínico. A UMO vai ter capacidade para fazer rastreio a dez pacientes diários, de segunda a sexta-feira, prevendo-se que a médio prazo seja coberta toda a rede de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do distrito. Na carrinha, equipada com "retanógrafo" (câmara de fundo de olho), ecógrafo, lâmpada de fenda ocular, aparelho medidor da pressão do olho, medidor de doenças da retina e avaliador da córnea, foram investidos 150 mil euros.