A Vila Branca

 

Campo Maior




 

 



 

 






Por Mónica Domingos


Esta vila situada no alto Alentejo, pertencente ao distrito de Portalegre, é conhecida em todo o país pelas suas tradicionais festas do povo, que não se realizam ciclicamente mas quando o Povo assim o entende.
A festa das flores, como é conhecida esta tradição de Campo Maior, tem a participação das gentes da terra que durante o ano elaboram milhares de flores em papel para decorar as suas ruas, autênticos jardins coloridos de papel que enchem as ruas de toda a vila. Este ano estas festas encontram-se a decorrer até dia cinco de Setembro, estando decoradas num total oitenta e quatro ruas.
Para além desta conhecida tradição, esta vila alentejana possui ainda um Museu do café desde 1994, aqui onde se encontra a maior zona industrial de torrefacção de cafés da Península Ibérica.
A nível de património histórico, Campo Maior possui um Museu de Arte Sacra, instalado na Capela de Nossa Senhora do Carmo (1801), com peças de interesse artístico e cultural. possui ainda várias igrejas, entre elas a de S, João Batista e a da Misericórdia, e um castelo que foi mandado edificar por D. Dinis em 1310.
Também o artesanato faz parte das tradições desta vila, destacando a olaria, a tecelagem, a pintura em cerâmica e o mobiliário e pintura em madeira.