O Grande Ditador

 



















de Charles Chaplin



Chega agora até nós uma nova cópia digital do filme “O Grande Ditador” com elementos áudio e vídeo dos cofres da família Chaplin. Para além de estar disponível em dvd, a película está também a ser exibida nas salas de cinema para delícia dos muitos admiradores de Chaplin. O filme, rodado em segredo no final dos anos 30, estreou na América em 1940, em plena II Guerra Mundial e constitui um marco na história do cinema não só por ser uma das grandes obras de Charles Chaplin, mas também por ser o seu primeiro filme com som. Trata-se de uma sátira política que o actor faz a Hitler. Chaplin interpreta o duplo papel do ditador Adenoid Hynkel (em tudo semelhante a Hitler) e de um barbeiro judeu com o infeliz fardo de ser sósia de Hynkel. No final de uma batalha, o soldado-barbeiro judeu perde a memória e vai parar a um asilo. O ditador Adenoid Hynkel ganha poder e prepara-se para invadir o país vizinho Osterlich. Para isso, tenta arranjar financiamento junto da comunidade judaica, mas esta recusa-se a ajudá-lo. Por essa razão, Hynkel reprime-os violentamente e o barbeiro vai parar a um campo de concentração.
Com esta obra, Chaplin conquistou o prémio de melhor actor (que recusou) atribuído pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova Iorque. O filme foi ainda nomeado para cinco Óscares, entre os quais o de melhor filme.
Utilizando muitas técnicas próprias do cinema mudo, do qual sempre participou e defendeu, Chaplin lançou-se numa crítica feroz contra vários aspectos da sociedade moderna, fazendo neste filme uma memorável imitação dos discursos exaltados de Hitler.
Chaplin vai alternando a sátira mordaz ao fascismo com um retrato vivo e amargo da vida no gueto sob o terror da opressão nazi. Entre as cenas inesquecíveis deste clássico salienta-se o bailado de Hynkel com o globo terrestre, o seu voo de pernas para o ar, e o duelo pelas cadeiras de barbeiro entre Hynkel e a personagem (modelada sobre Mussolini) de Jack Oakie. “O Grande Ditador” é o ponto onde a grande comédia e a sátira política se encontram.
Para além de “O Grande Ditador”, fazem ainda parte da colecção Chaplin, disponível em dvd e com vários extras, obras como “Tempos Modernos”, “Luzes da Ribalta”, “O Barba Azul”, “O Circo”, “A Quimera do Ouro”, “Luzes da Cidade” e “O Garoto de Charlot”.