Joaquim Matias espera convencer Carlos Pinto a recandidatar-se
Reunião da concelhia
PSD espera repetir resultado das últimas autárquicas

Na primeira reunião a liderar a Comissão Política Concelhia, Joaquim Matias, refere que está empenhado em alcançar um resultado semelhante ao alcançado nas últimas autárquicas. Pinto é candidato preferido


NC / Urbi et Orbi


Desenvolver esforços para aumentar o número de militantes e eleger nas próximas autárquicas "no mínimo tantas pessoas como as que foram eleitas nas últimas" são algumas das linhas orientadoras da Comissão Política Concelhia da Covilhã, eleita no passado dia 26 de Julho. A equipa liderada por Joaquim Matias apresentou o seu programa onde o vereador da autarquia covilhanense sublinhou que se trata de uma comissão política jovem que se prepara para fazer a transição dentro desta estrutura partidária e que é "um exemplo a seguir".
Joaquim Matias frisa que no concelho o partido tem muitos simpatizantes, alguns com valor e que podem dar um bom contributo, pelo que pretendem ver o número actual de 400 militantes aumentar. Para as próximas eleições autárquicas Matias diz que a concelhia ainda não discutiu o nome do cabeça de lista para à câmara, mas acrescenta que toda a gente sabe que o seu candidato preferido é Carlos Pinto. "Temos muitos valores no partido , mas não com o conhecimento pormenorizado dos passos que são dados para resolver os problemas. Ele sabe quais são as portas a que bater e os telefones para quem ligar", salienta. Para além disso realça que o actual executivo municipal tem feito um excelente trabalho e que as pessoas sabem reconhecer isso. Por isso não tem dúvidas que Carlos Pinto também "é o candidato que os munícipes querem".
O presidente da concelhia local acrescenta ainda que o trabalho feito pela autarquia tem de ter continuidade. "A Covilhã já perdeu milhões de contos em quatro anos por ter havido uma interrupção nos projectos e já não há tempo para experiências", frisa. No entanto, Joaquim Matias acrescenta que o cargo que o actual presidente da Câmara da Covilhã ocupa "é desgastante" e que "tem todo o direito de querer descansar". Quanto ao anúncio oficial do candidato diz que vai ser feito "no momento oportuno".
O líder diz que a concelhia vai continuar a fazer reuniões preparatórias das assembleias municipais, que deverão ser abertas, para que todos os militantes interessados possam assistir. E diz que vai continuar a reivindicar melhores investimentos para o concelho, sobretudo nas acessibilidades. Como exemplo fala no projecto do aeroporto, na ligação ferroviária Castelo Branco-Covilhã-Guarda e na auto-estrada para Coimbra. "É intolerável que se demore mais a chegar a Coimbra que a Lisboa ou Salamanca".
Joaquim Matias adianta que a concelhia social-democrata pretende reunir com associações das mais variadas vertentes sediadas no concelho para auscultar as suas pretensões e ouvir o pulsar desde instituições desportivas, culturais a entidades ligadas ao ensino.

"Maria Elisa pensava que o distrito começava em Abrantes"

"As pessoas não são parvas". E é por isso que os resultados nas últimas eleições legislativas foram negativos não só no distrito como no concelho, no entender de Joaquim Matias. "Se os candidatos não fossem aqueles os resultados seriam diferentes. As pessoas tendem a olhar mais para as pessoas que para os partidos, o que acho bem". E esse foi o problema do PSD, que se apresentou com uma candidata como Maria Elisa, que "pensava que o distrito começava em Abrantes".
"Espero que nas próximas eleições legislativas essas lacunas graves sejam corrigidas", salienta o presidente da concelhia da Covilhã. Questionado sobre a eventualidade de os resultados terem sido deferentes com Carlos Pinto como cabeça de lista Joaquim Matias é peremptório. "Carlos Pinto é uma pessoa que toda a gente conhece. Desde os concelhos do Sul ao Norte do distrito", salienta.