Por Eduardo Alves


O Polis Covilhã pode enfrentar faltas de financiamento

O Governo pondera a revisão dos fundos disponíveis para o programa Polis. De entre os 39 locais onde este plano está a ser implementado, 13 podem ver o seu financiamento ser diminuído.
A Covilhã e a Guarda estão na lista dos cortes. Alguns dos projectos do Polis Covilhã podem mesmo ter de esperar pelo IV Quadro Comunitário de Apoio (QCA). Perante a notícia, Carlos Pinto, presidente da autarquia covilhanense, sublinha que as obras na cidade “estão a decorrer dentro dos prazos previstos”. Pinto avança mesmo com o lançamento de mais um concurso público referente à construção de uma travessia pedonal entre os Penedos Altos e a rua Marquês d’Ávila e Bolama. Nas palavras do edil, algumas obras estão em fase de conclusão, como é o Jardim do Lago e a Rotunda da UBI e outras vão agora arrancar.
O vereador da oposição, Miguel Nascimento, não se mostra tão positivo e critica mesmo o executivo governamental. Para o socialista, esta é uma medida que revela “as formas de trabalho dos dois executivos”. Nascimento lembra que o Programa Polis foi lançado por José Sócrates, ministro do ambiente socialista e natural da Covilhã “e agora é outro covilhanense”, José Luis Arnault a tentar minimizar o projecto.