III Divisão
Idanhense vence no arranque

O União Idanhense consegue arrancar a única victória entre as equipas do distrito a competir nos campeonatos nacionais. Em Soure, as "Águias do Moradal" estreiam-se da pior forma.


NC / Urbi et Orbi


Uma vitória, um empate e uma derrota. Eis o balanço da prestação das três equipas do distrito de Castelo Branco na primeira jornada do Nacional da III Divisão.
Em melhor plano esteve o Idanhense. A formação raiana recebeu em casa o Mirandense e venceu por 3-2. Uma partida emocionante com duas reviravoltas no marcador. O conjunto orientado por Joaquim Peres entrou a vencer com um golo de João Paulo logo aos oito minutos. Mas os visitantes não se intimidaram e, em apenas 10 minutos deram a volta ao resultado. Namora, aos 15, igualou a contenda e, aos 18, Ricardo Queirós colocou os mirandenses à frente do marcador. A turma beirã não se deixou ficar e, antes do intervalo ainda atirou duas bolas aos ferros da baliza defendida por Nuno Lourenço. Um sinal de esperança para a segunda metade.
Na etapa complementar os dacasa dominaram em toda a linha, ainda que para isso tenha contribuído a expulsão do mirandense Ricardo Castro, cinco minutos após o recomeço. O golo dos idanhenses adivinhava-se e acabaria por ser o jovem Tó Jorge, acabado de entrar a relançar os da casa na luta pela vitória ao marcar o segundo golo da sua equipa. O resultado ficou fechado aos 73 minutos com um bis de João Paulo. Depois, foi só gerir a vantagem até ao apito final.
Na Sertã, o conjunto local não venceu, mas deixou boas indicações para uma temporada mais tranquila que a última, em que a manutenção só foi conseguida na derradeira jornada. Ainda assim, este Sertanense tem que rever alguma coisa, porque não se pode ter o jogo na mão, como foi o caso, e terminar a sofrer. O conjunto do Pinhal chegou a estar a vencer por 2-0, com golos de Marco (10 minutos) e Manoel (23), mas ainda antes do intervalo veria o Vieirense reduzir a vantagem. Azenha marcou aos 36 e voltaria a fazer o gosto ao pé já perto do final. A divisão de pontos acaba por ser o mais justo para aquilo que se passou.
Ainda menos feliz na estreia foi o Estreito. O conjunto orientado por António Belo, que ascendeu à III Divisão em substituição da Desportiva da Estação, entrou no jogo praticamente a perder. Aos dois minutos o marcador já assinalava 1-0 para o Sourense, marca que seria aumentada para 2-0 ainda antes do intervalo. O Estreito apresentava um futebol muito mole para a III Divisão e seria novamente a equipa da casa a marcar. Ainda assim, os beirões conseguiram chegar ao golo de honra, já em período de descontos.
Na próxima ronda, a 12 de Setembro, o Estreito recebe o Marinhense, enquanto Idanhense e Sertanense têm deslocações aos terrenos do Bidoeirense e Riachense, respectivamente.