Segundo o comandante António Leitão, a cooperação entre bombeiros e nadadores salvadores foi um sucesso
Piscinas de Belmonte
Mais vale prevenir que deixar afogar

A Junta de freguesia local, com bombeiros e nadadores salavadores, realiza um simulacro de salvamento em situação de afogamento. Tudo para detectar falhas e testar a intervenção nestes acidentes, bem como alertar os utentes para os cuidados a ter no Verão em piscinas e albufeiras.


NC / Urbi et Orbi


Eram quase quatro horas da tarde de um sábado normal, quando nas piscinas municipais de Belmonte um utente teve que ser retirado da água e assistido, após se ter sentido mal, dentro de água, o que quase originou o seu afogamento. O banhista não terá respeitado o tempo de digestão, e na hora da aflição, acabou por agarrar-se a outra utente, quase provocando o seu afogamento. Valeu a rápida intervenção de dois nadadores salvadores que retiraram da piscina os dois banhistas. O homem, do qual se suspeitava de congestão, foi acalmado, fora de água, pelo nadador salvador, que fez uma primeira imobilização, e aguardou cerca de três minutos até à chegada dos Bombeiros Voluntários de Belmonte, que após estabilizarem o paciente, o levaram ao hospital. Isto, 10 minutos depois do acidente.
Ainda no mesmo dia, e poucos minutos depois, os nadadores salvadores tiveram que acorrer a uma adolescente que, ao saltar para a água, bate com a cabeça no fundo da piscina. Suspeita-se de um traumatismo na coluna, pelo que os nadadores salvadores levam a jovem para uma zona de profundidade mais baixa, mas não a retirando da água, já que esse simples movimento poderia causar lesões bem mais graves. Quatro minutos depois chegam os bombeiros, com o material de imobilização para estes acidentes, ou seja, um plano rígido, uma espécie de maca flutuante, sobre a qual a jovem é posta e retirada da piscina, isto seis minutos depois do sinistro. Onze minutos após o acidente, a vítima sai do complexo de piscinas, devidamente imobilizada e é transportada pelos bombeiros locais ao hospital. Dois acidentes que não aconteceram, na realidade, já que se tratou apenas de um simulacro de salvamento em situação de afogamento promovido pela Junta de Freguesia local, à qual estão concessionadas as piscinas, e pelos seis nadadores salvadores que, durante o Verão, ali trabalham. Nesta operação também estiveram envolvidos os Bombeiros Voluntários de Belmonte, de modo a mostrar aos utentes que estas situações podem acontecer e que não se deve intervir "à toa".

Falta uma maca flutuante

Este tipo de acidentes acontece quando menos se espera, e por isso, mais vale prevenir, com acções deste tipo, do que deixar afogar. Ou seja, alguns dos objectivos do exercício passaram pelo teste à capacidade de resposta dos nadadores salvadores em situação de emergência em meio aquático, bem como a cooperação com outras entidades, como os bombeiros, enriquecer a experiência de todos os intervenientes, sensibilizar os utentes para os cuidados a ter e o comportamento manter neste tipo de situação, bem como promover as piscinas locais enquanto ambiente seguro, já que aqui existem seis nadadores salvadores, que se revezam em turnos de dois, o que permite que a piscina, durante toda a época balnear, e no horário de funcionamento, entre as 11 e as 20 horas, tenha sempre duas pessoas em permanência, a vigiar os utentes.
Durante o salvamento, os utentes da piscina seguiram atentamente tudo o que se fazia. Segundo o comandante dos bombeiros, António Leitão, houve uma "sincronização perfeita entre bombeiros e nadadores salvadores", apesar de muitas pessoas questionarem o tempo de retirada das vítimas do local. Porém, segundo ele, é necessário fazer uma "perfeita imobilização" antes de retirar os banhistas, de modo a evitar "lesões irrecuperáveis".
Mas esta operação, segundo o presidente da Junta, António Manuel Rodrigues, teve também como objectivo detectar falhas. O que se conseguiu, já que, segundo os bombeiros, é necessário fazer algumas correcções nas acessibilidades à piscina, mas acima de tudo é preciso ter lá um plano rígido, ou seja, uma maca flutuante para o caso dos traumatizados. É que, não tendo esse material, se uma vítima ficar demasiado tempo na água, pode entrar, segundo o comandante António Leitão, em hipotermia. Uma falha que a Junta reconhece e que promete corrigir. Segundo o autarca António Manuel Rodrigues, este tipo de acidentes "não é frequente", embora já tenha havido alguns pequenos traumatismos em crianças "que são sempre muito irrequietas". O presidente da Junta enaltece o facto da piscina estar sempre vigiada, o que não acontece em outras, na região, embora o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) conte ter formados, na Beira Interior, cerca de 40 nadadores salvadores.
Este ano, esta piscina, que costuma ter grande afluência de público, segundo a Junta, os piores registos das últimas três épocas balneares.