NC / Urbi et Orbi


Mineiros precisam de nova maquinaria para trabalhar

Para serem viáveis, as Minas da Panasqueira precisam urgentemente de novas máquinas. É este o alerta deixado pelo director-geral da Beralt Tin, Fernando Vitorino. Recorde-se que a empresa, nos últimos seis meses, recebeu apoios do Estado através do Fundo de Garantia Salarial da Segurança Social para o pagamento dos salários aos mais de 200 trabalhadores. O apoio foi concedido depois de, em Fevereiro, a BT&W ter ameaçado fechar portas, anunciando não ter capacidade para continuar a pagar os salários, devido a uma quebra no mercado de volfrâmio e à falta de encomendas.
Em contrapartida, a multinacional comprometeu-se a manter a actividade de exploração e apresentá-la com condições de viabilidade até ao mês de Agosto. No entanto, Fernando Vitorino considera que “as condições de viabilidade ainda não estão reunidas porque a nova maquinaria adquirida ainda não chegou”.
As três máquinas compradas por quase um milhão de euros só irão ser entregues entre Setembro e Dezembro, e o director-geral da empresa já foi confrontado com a paragem de quatro das sete velhas máquinas de que a empresa dispõe.