Os alunos que concorreram às bolsas de estágios viram o Ministério da Educação dar parecer negativo
Estágios PRODEP
Verbas cortadas pelo segundo ano consecutivo

Dos cerca de 90 alunos que concorreram a bolsas de estágios, apenas uma pequena parte obteve uma resposta positiva por parte do Ministério da Educação. Os finalistas da UBI ficam sem apoio pelo segundo ano consecutivo.


Por Eduardo Alves


As respostas relativas às candidaturas de bolsas de estágio no âmbito do PRODEP deveriam ser conhecidas no passado dia 15 de Julho. Segundo fonte do Ministério da Educação (ME), a saída de Durão Barroso e a remodelação do elenco governamental veio atrasar as mesmas. No início deste mês, os 90 alunos finalistas da UBI que concorreram, através do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais, a este subsídio começaram a receber as cartas com os respectivos pareceres.
Segundo Rogério Palmeiro, do Gabinete de Estágios, apenas 14 alunos obtiveram aprovação na sua bolsa. Todas elas relativas a períodos de estágios de três meses. Os restantes 76 alunos que concorreram à mesma bolsa para um período de seis meses obtiveram resposta negativa por parte do ME.
Recorde-se que no ano anterior os alunos que concorreram para a mesma bolsa obtiveram resposta idêntica. A situação volta assim a repetir-se. O Ministério da Educação justifica estas respostas com falta de dinheiro para os programas de estágios.