A percentagem de alunos inscritos pela Internet é considerável
Início do ano escolar
Confusão nas inscrições

Com a possibilidade de se inscreverem comodamente na Internet muitos alunos continuam a preferir uma visita aos Serviços Académicos.


Por João Simão


Muita gente em frente à porta da UBI é um cenário comum durante a época das inscrições, que este ano se repete. Muita confusão e horas de espera é o que encontrará quem não se matricular pela Internet.
Este ano os Serviços Académicos têm um balcão virtual onde os alunos se podem inscrever sem saírem de casa. Segundo Carlos Melo Gonçalves, director destes serviços, "cerca de 50 por cento das inscrições são feitas on-line". Há no entanto alguns alunos, como é o caso de Ana Neto com 21 anos, estudante de Medicina, que preferem esperar a inscreverem-se on-line por ter "receio que possa haver algum problema com os computadores e não ficar inscrita às cadeiras" declara.
Joana Gouveia estudante de Marketing após duas manhãs de espera conseguiu inscrever-se, teve "alguns problemas na inscrição, a nível informático, a primeira manhã foi só para receber o formulário e no dia seguinte foi preciso outro formulário, depois o sistema caiu e acabaram por fazer a inscrição pela Internet" conta. Mónica de 18 anos a estudar Gestão, saiu um pouco aborrecida, para ela estas inscrições "estão com muita falta de organização por parte das pessoas, estive cá um dia inteiro e tive de voltar no dia seguinte para completar a inscrição" afirma com indignação. Quem opta por se matricular via Internet como foi o caso de Marta Varino, estudante de Matemática Informática, realiza toda a operação em "poucos minutos". Segundo Marta Varino não é muito complicada a inscrição on-line: "Tive alguns problemas no início mas era do computador onde estava, depois mudei e funcionou tudo, tive apenas que preencher um formulário nada complicado que demorou pouco tempo." explica.
Para o director dos Serviços Académicos, "as inscrições estão a correr bem, os resultados são satisfatórios" têm havido alguns problemas informáticos resultantes da "mudança de plataforma e da transferência de dados, por isso têm de ser feitas algumas afinações durante o processo, mas há uma equipa do Centro de Informática que está permanentemente nos Serviços Académicos" afirma.

Novo calendário escolar

Ainda durante a confusão das inscrições muitos alunos são confrontados com um novo calendário escolar, bem diferente dos outros anos. Para Joana Gouveia este novo calendário tem problemas e vantagens; “acaba-se com aquele atraso e paragem que acontecia com a entrada dos caloiros, ficamos é com as férias mais pequenas.” afirma com alguma tristeza. Mónica Antunes, estudante de Língua e Cultura Portuguesas adverte que “com os caloiros a entrar na mesma data vai ser muita confusão e muito complicado, até porque não vai haver ninguém para os ajudar a matricularem-se.”.
As inscrições decorrem até ao dia 10 de Setembro. Para os alunos que ainda estão a fazer exames de época de recurso e época especial têm cinco dias úteis depois de a última nota ter entrado no sistema informático dos Serviços Académicos. Este ano, as aulas começam no dia 20 de Setembro, para todos os alunos.