Por Eduardo Alves


A região começa agora a receber médicos especialistas

Janeiro é a data prevista para a chegada de oito novos médicos especialistas à Covilhã. Depois de dois anos a concluir o Internato Geral, os profissionais de saúde estão agora preparados para seguir o Internato de Especialidade. Esta parte da carreira médica, com duração compreendida entre três e seis anos, vai já acontecer na Covilhã.
Este passo no campo da Saúde foi dado logo após o parecer positivo de vários colégios de especialidades que avaliaram os quadros humanos e técnicos do CHCB. Uma avaliação feita com a supervisão da Ordem dos Médicos (OM), e que passou pelos hospitais da Covilhã e Fundão.
Por agora, os responsáveis do CHCB mostram-se bastante satisfeitos com a conclusão deste processo. Os concursos para os oito novos médicos devem ser abertos ainda durante o próximo mês de Outubro. No início de 2005, os médicos devem já estar a prestar serviço nos hospitais da Cova da Beira. Das 25 vagas pretendidas, apenas oito foram abertas. Contudo, os responsáveis clínicos do Pêro da Covilhã esperam que este seja apenas o primeiro sinal para a vinda de mais médicos especialistas.

Profissionais na região

Com a conclusão do Internato Geral, estes profissionais passam agora ao Internato de Especialidade. Percurso já feito na Covilhã ou Fundão. Um sinal que o corpo directivo do CHCB vê como “positivo para toda a região Centro”. Segundo a mesma fonte, estes profissionais têm por hábito ser distribuídos por hospitais centrais, o que desta vez não aconteceu. Esta medida vem, por um lado “facilitar a fixação dos médicos nesta região”, e ainda “sublinhar a importância do CHCB”, referem os responsáveis que vêem assim aumentar o quadro clínico do centro.