O Museu Urbano




 


 

 

 


 


Praga




Por Mónica Domingos

Cidade que ocupa sete colinas nas margens do rio Moldava no coração da Boémia, foi fundada no séc. IX, estando dividida na Cidade Velha e Cidade Nova.
A cidade velha, na margem leste do rio, conserva a igreja gótica de Tyn, a Câmara Municipal do séc. XIX, a Universidade de Carlos, fundada em 1348 e o gueto judaico do séc. X.
A Praça da Cidade Velha é o marco principal de Praga. Fechada ao trânsito, à excepção de charretes, esta praça está rodeada de edifícios históricos.
As igrejas católicas com destaques para os seus vitrais são exemplo da arquitectura dos elegantes edifícios que povoam a cidade.
A ligação entre a parte velha e a cidade menor é assegurada pela ponte que também recebeu o nome do Imperador Carlos IV.
A cidade nova, foi construída no séc. XIX, e tem como “ex-libris”, a majestosa Praça de Venceslau, assim como o relógio astronómico da câmara municipal
O centro histórico de Praga tem a sua monumentalidade representada em esculturas da Ponte Carlos , nos molhes de Kampa, na Praça de Carlos, com a Igreja de Santo Inácio, na Praça da cidade Velha, na Igreja de São Nicolau, na Câmara da cidade nova e na Cidade Velha, na Catedral de São Vito ou no Castelo Real (Hradeany), símbolo do poder durante séculos.
O principal atractivo desta cidade reside na diversidade da oferta, dentro da qual existe uma grande uniformidade quer na Cidade Nova (Mala Strana), quer na Cidade Velha (Stare Mesto), por isso se diga que visitar Praga é comungar da história do velho continente.