Por Eduardo Alves


No começo de mais um ano lectivo, o Teatr'UBI espera ter mais gente no grupo

Chegou por e-mail e aguardam-se, para breve, os cartazes espalhados pelas paredes. A mensagem que pede para não ser lida contêm em si algo de misterioso e ao mesmo tempo, de atraente. O propósito dos responsáveis foi alcançado e com esta mensagem esperam agora conseguir mais elementos para o teatro universitário.
Num documento carregado de apelos, pode também ler-se “De ano para ano as faculdades vêem crescer edifícios novos, com novas salas de aula e novos anfiteatros, mas não há sala para espectáculos”, adianta o “comunicado”.
Uma das falhas apontadas pelo Teatr’UBI que tem já 15 anos de existência. De recordar a viagem até Marrocos, no início deste mês, onde o grupo da Covilhã participou num festival internacional de teatro. Entre esta e outras iniciativas é já longa a lista de eventos do Teatr’UBI.
Para este ano lectivo, um dos objectivos passa por conseguir novos membros para o grupo. Nos planos do Teatr’ UBI, os trabalhos vão começar já no próximo dia 4 de Novembro, na sede da Associação Académica da Universidade da Beira Interior AAUBI. Todos os alunos interessados podem dirigir-se até à rua da Senhora da Paciência e começar a trabalhar com o grupo. Para este ano, o Teatr’ UBI convidou Filipa Francisco, um dos expoentes máximos da Dança Contemporânea em Portugal. Os trabalhos mais próximos vão contar com a colaboração desta artista.