Por João Simão


Qualidade e proximidade são alguns dos factores tidos em conta pelos novos alunos

Acabou o 12º ano, e saíram as notas dos exames nacionais. E agora? Há seis opções para escolher entre muitas universidades e muitos mais cursos ainda. Que leva então os novos caloiros a escolher a UBI como primeira opção?
Para quem mora na Covilhã a resposta é fácil. A proximidade de casa é a principal razão, motivo comum à maior parte dos caloiros que, por norma, preferem as universidades perto de casa. Razão para as médias elevadas das universidades dos grandes centros urbanos e litoral.
Caloira de Língua e Cultura Portuguesas, Ana Rita de 18 anos é da Covilhã. Para ela dois factores pesaram na decisão de escolher a UBI como primeira opção, “estar perto de casa e dos pais, e ainda a opinião de amigos que frequentam esta universidade e que falam muito bem das condições e do ensino” explica.
Há no entanto estudantes deslocados, por exemplo de Braga, para os quais a UBI também é primeira opção, é o caso de Filipe Ramalho de 19 anos, caloiro de Engenharia Informática. Escolheu a UBI por querer um “curso superior com mais qualidade, e na UBI este curso é melhor que num politécnico” conclui.
As médias de entrada mais acessíveis são também uma razão forte para muitos dos estudantes que escolhem a UBI como primeira opção. Sílvia Santos de 17 anos veio de Macedo de Cavaleiros para o curso de Ciências da Comunicação. Foi pela Internet que soube da universidade e do curso e foi a sua primeira opção por “ter a certeza que entrava porque as médias eram mais acessíveis” conta.
Para Vítor Gonçalves de 20 anos natural de Bragança os motivos são um pouco diferentes; “Já tinha vindo à UBI mais que uma vez e gostei do ambiente e das instalações, desde aí quis vir para esta universidade.” explica.
As médias mais acessíveis são ainda o maior chamariz para os caloiros que se candidatam à Universidade da Beira Interior no entanto para alguns esta ideia começa a mudar, e cursos novos com maior resposta ao mercado de trabalho são preenchidos logo na primeira fase e com médias altas, casos de Medicina, Psicologia e Arquitectura, por exemplo.