O estudo mais recente do Observatório da UBI classifica a qualidade de vida em diferentes zonas da Beira Interior
Observatório com novo estudo
Qualidade de vida na região

As conclusões do mais recente estudo do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social do Concelho da Covilhã revelam, entre outras características, a qualidade de vida e o poder de compra na Região Centro.


Por Eduardo Alves


Desde Junho de 1997 que alguns portugueses beneficiam de um apoio suplementar com vista a melhorar as suas condições de vida. O Rendimento Social de Inserção (RSI), criado pelo governo socialista de António Guterres, tem o intuito de “promover a criação de condições necessárias à gradual autonomia das famílias”, como se pode ler no site da Segurança Social.
Um dos pontos chave escolhidos para a introdução do mais recente estudo do Observatório da UBI foi o facto de “o nosso País ser um dos que tem maiores índices de pobreza da União Europeia”. Um ponto chave que faz ainda mais sentido na Região Centro. Nesta zona de Portugal, “os titulares do RSI aumentaram todos os anos entre 1997 e 2001, tendo passado de 2031 em 97, para 31227 em 2001”, avançam José Ramos Pires Manso e Ana Mingote Morão, autores do estudo. Este acréscimo, “de seis vezes”, deve-se a vários factores, alheios à análise em causa. Quantificar o impacto ao nível da Covilhã, da Cova da Beira e da Beira Interior do RSI foi o objectivo traçado para o mais recente trabalho do Observatório.



Cova da Beira com melhores condições

O Rendimento Social de Inserção é o principal motivo do estudo

Observar a forma como está a ser aplicado o subsídio, o número de famílias que dele usufruem e o montante mensal dispensado a cada família é uma forma “de medir o pulso à região”. Daí que este tipo de trabalhos executados no âmbito do Observatório da UBI tenha depois “um vasto campo de abrangência e estudo”. Podendo ser aplicados e utilizados em diversos sectores.
Situado no pólo IV da UBI, o observatório continua a ser uma estrutura com características únicas nas unidades de investigação. Projecto pioneiro liderado pelo docente do Departamento de Gestão da UBI, Pires Manso, servirá também de modelo a futuras unidades semelhantes que se possam instalar em diferentes regiões do País. O estudo agora tornado público é o mais recente de entre um conjunto de trabalhos que têm vindo a ser realizados.
Centrado na cidade da Covilhã, o observatório tem também mantido o cuidado de estudar a região circundante e muitas vezes tomar o território nacional como espaço comparativo. No caso do estudo do RSI, também estas “medidas foram utilizadas. Uma das primeiras conclusões a que se chegou prende-se com o facto “da beira interior norte ser aquela que apresenta uma maior taxa de beneficiários, 46 por cento do total da região centro”. O que denota um índice mais baixo de poder de compra e de qualidade de vida. Para os autores deste estudo, “na Serra da Estrela e na Beira Interior norte registam-se valores de RSI mais altos dos que na Beira Interior sul e na Cova da Beira, o que denota que as condições de vida dos habitantes das últimas regiões não são tão degradantes e más como as das duas primeiras regiões”. Um resultado obtido depois de vários parâmetros analisados.