Por Eduardo Alves


A descentralização dos saberes médicos foi "uma mais valia" desta acção realizada na UBI

O café foi tomado apressadamente, junto à entrada do anfiteatro 7.21 do pólo do Ernesto Cruz. Leal da Costa é médico no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa e deslocou-se à Covilhã para participar no I Seminário de Gestão em Saúde. Uma iniciativa promovida através de uma parceria entre o Departamento de Gestão e Economia, a Faculdade de Ciências da Saúde e o Centro Hospitalar da Cova da Beira. Acabado o café, tomadas as primeiras impressões, as palavras deste profissional de saúde generalizam-se entre os participantes no evento. Todos sublinham o lado positivo alcançado nesta iniciativa. Debater os principais desafios que se colocam aos médicos nos hospitais do século XXI, tendo em linha de conta aspectos como a eficiência e eficácia em saúde, avaliação de serviços prestados ou mesmo, as medidas de desempenho hospitalar.
Leal da Costa, um dos oradores dos vários painéis ressalva ainda a ideia da UBI no facto de juntar a gestão à medicina. Numa altura em que a gestão hospitalar, através dos hospitais SA se tornou um tema polémico, “torna-se também, essencial, debater este assunto”. Durante os dois dias do encontro, falou-se sobre a qualidade nos serviços de saúde, a gestão dos recursos humanos, as medidas de desempenho hospitalar, a investigação nos hospitais-empresa, comunicação e relação médico-doente e também ética e deontologia. Para apresentar todos estes temas foram convidados vários nomes relacionados com a gestão, a medicina, a comunicação e outras áreas. De entre os participantes, de sublinhar a presença de Germano da Cunha, actual Bastonário da Ordem dos Médicos.




Descentralizar o saber

Outro dos pontos ganhos com a realização deste primeiro “foi a descentralização dos estudos e saberes sobre estas matérias”, adianta Leal da Costa. Para este médico especialista, o evento da UBI demarca-se pela “capacidade de juntar campos de saber, ao mesmo tempo distintos e próximos”, e também, trazer até esta região “um conjunto de oradores de renome”.
Durante os dois dias do encontro, foram várias as temáticas debatidas, “o que contribuiu para que os alunos de cursos de pós-graduação e mestrados, assim como, os de licenciatura, tomassem contacto com ideia e teses apresentadas por vários autores”, avançam os responsáveis pela organização.
Para além das sessões temáticas que decorreram no pólo do Ernesto Cruz, onde funciona o Departamento de Gestão e Economia, os participantes neste encontro visitaram também as instalações da Faculdade de Medicina da UBI e o Centro Hospitalar da Cova da Beira.