A investigação na rede sem fios pode conhecer novos passos na UBI
Investigação e desenvolvimento
Covilhã pode ter laboratório de telecomunicações

Dentro de 10 anos a Universidade da Beira Interior (UBI) poderá ter um pólo do Instituto de Telecomunicações; esta é a opinião de Fernando Velez, professor de Engenharia Electromecânica na UBI.


Por João Simão


O Instituto de Telecomunicações é um laboratório associado do Estado, sem fins lucrativos, com o objectivo de investigar e desenvolver projectos em áreas como redes sem fios, telecomunicações móveis, multimédia, entre outros. Este instituto conta com três pólos, em Aveiro, Coimbra e Lisboa, e com cerca de 200 investigadores doutorados.
A ideia de criar um pólo deste instituto na UBI surgiu porque “os docentes desta universidade fizeram os seus doutoramentos nos pólos de Aveiro, Coimbra e Lisboa, e quando regressaram sentiram a necessidade e a vontade de criar uma estrutura parecida” explica Fernando Velez.
Actualmente na UBI existe um laboratório que consegue agregar o grupo de mais de uma dezena de investigadores doutorados e outros tantos não doutorados. Fernando Velez adianta que “para concretizar o Instituto de Telecomunicações na UBI só é preciso continuar a trabalhar no sentido de fazer investigação de qualidade e de formar pessoas que depois de doutoradas possam engrossar o grupo de investigadores”, para o docente “10 anos é uma boa meta para a criação do pólo do instituto na Covilhã.
Na criação do pólo do Instituto de Telecomunicações na Covilhã para além de aumentar o grupo de investigadores é ainda necessário que a universidade invista algum capital para se tornar sócia do instituto e na construção de um edifício próprio. A relação entre o instituto e a UBI seria uma parceria: “A universidade cede os seus docentes como investigadores, por outro lado ganha a vantagem de ter mais facilidade em concorrer a projectos na área, nomeadamente projectos europeus e internacionais, mais a credibilidade que isso representa”, justifica Fernando Velez.



Actuais projectos


Informática, Física e Engenharia Electromecânica são departamentos envolvidos no projecto

Actualmente o laboratório a funcionar na UBI conta com docentes dos departamentos de Informática, de Física e de Engenharia Electromecânica. Este laboratório desenvolve projectos na área das redes e do multimédia dos quais Fernando Velez destaca o “SAMURAI (Serviços e Aplicações Multimédia em Ambiente Hospitalar, Universitário e Urbano) que versa o e-learning, as comunicações em fios e a ergonomia; e ainda o MULTIPLAN que é sobre planeamento celular para comunicações móveis depois da terceira geração, suportando multimédia, voz, vídeo e dados”. Há ainda várias candidaturas para redes sem fios e para investigação em redes móveis que estão à espera de aprovação.