Ana Rodrigues Ribeiro
NC / Urbi et Orbi



José Cesário deslocou-se ao distrito para dar despacho a alguns projectos pendentes da administração central

O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, aproveitou a visita à cidade na passada semana, do secretário de Estado da Administração Local, José Cesário, que veio homologar o contrato-programa para a comparticipação da construção do cemitério do Canhoso, para apresentar um conjunto de projectos ao governante.
A judiaria, a requalificação de Cantar Galo e do parque Alexandre Aibéo e a construção de um mercado público no Tortosendo são alguns projectos para a requalificação urbana do concelho que José Cesário vai analisar e para os quais o edil covilhanense pede ajudas do Governo. E diz que essa é de certa forma uma maneira de "compensar o embuste financeiro do Polis", que era ambicioso mas isso não se reflectiu na atribuição de verbas. E lembra que dos 14 milhões de euros em projectos foram dados pelo Governo apenas 4 milhões.
Carlos Pinto sublinhou que tem consciência que se está perante um quadro de restrição orçamental mas que os cerca de dez investimentos que apresentou, orçados em sete milhões e meio de euros (um milhão e meio de contos), são necessários. Sem assumir compromissos José Cesário disse que vai estudar o dossier mas que antes de o orçamento de Estado para o próximo ano ser conhecido não pode dar qualquer resposta sobre nenhum projecto em concreto. No entanto, adiantou que no início do ano voltará à região e nessa altura talvez já traga novidades.


O Canhoso foi uma das freguesias a beneficiar com a visita do secretário




Cemitério pronto em Abril

O cemitério do Canhoso, que já está em construção, é uma aspiração antiga da freguesia e tem o prazo de execução de 250 dias, pelo que deverá estar concluído em Abril. A obra, no valor de 600 mil euros, é comparticipada em 50 por cento pelo ministério da tutela e situa-se na zona alta da freguesia, num terreno que foi expropriado e tem 6200 metros quadrados. Quanto ao número de sepulturas estão previstas 180.
Durante a manhã o secretário de Estado já tinha estado no Fundão, onde também homologou dois contratos-programa para obras na Igreja do Pesinho e capela mortuária de Quintas da Torre, anexa de Vale de Prazeres. A primeira no valor global de 87 mil 620 euros e a segunda orçada em 33 mil e cem euros. O Governo apoia com 60 mil 360 euros. José Cesário assinou ainda cinco protocolos para a modernização administrativa de cinco juntas de freguesia, depois de isso já ter acontecido com outras 16.




Comunidade Urbana na agenda de trabalho



O secretário de Estado da Administração Local também esteve reunido com autarcas no Fundão com os presidentes dos municípios do distrito de Castelo Branco que ainda não se decidiram por integrar nenhuma comunidade urbana. Segundo o Governante o seu objectivo não é convencê-los a tomar uma decisão mas alertá-los para a necessidade de encontrarem uma solução. Porque entende que apesar de o processo, pela sua importância, ter de ser conduzido com firmeza, não pode decorrer com muitas pressas.
A mensagem que procurou transmitir foi o impacto de uma reforma desta natureza pode ter na vida das pessoas, sublinhar a importância política do projecto e reiterar a sua prioridade.