Por Eduardo Alves


Fingertips e Da Weasel confirmaram presença na Recepção ao Caloiro. Até lá, a contenção de despesas vai continuar

A academia da Covilhã está a passar por tempos difíceis no plano financeiro. O horóscopo não apresenta boas perspectivas para a associação académica, desde a passada semana. Nuno Costa, o actual presidente da casa azul adianta que “o relatório do ano transacto não foi apresentado quando devia, pelos responsáveis”. Um facto que atrasou todo o processo na atribuição de verbas do IPJ.
Os responsáveis pela associação académica contavam com esta verba, “para as próximas acções”. Contudo, da reunião da passada semana, nada resultou. Embora o clima financeiro se preveja bastante negro, Nuno Costa acredita que o programa da semana académica “vai mudar a situação”. Outro dos factores positivos que esta semana apareceu aos estudantes prende-se com a secção desportiva. A AAUBI conseguiu que o patrocinador dos estudantes cobrisse “por completo” os gastos que vão ter ao longo das várias provas, durante este ano. Para Nuno Costa “esta é uma medida excepcional”, até porque, segundo o presidente da associação, o desporto é um dos sectores mais dispendiosos “e activos” da AAUBI.

Nomes sonantes na Recepção ao Caloiro

Os estudantes parecem estar confiantes no futuro. Para os próximos tempos, “o esforço financeiro vai ser ainda maior” e a contenção das despesas vai durar “até à recepção ao caloiro”. O presidente da AAUBI diz que “este é um cartaz de luxo”. Pensado para “devolver à cidade, os estudantes”. Nesse sentido, e após reuniões com a autarquia, a tradicional Latada deve ocorrer dia 20 de Outubro. Uma data que coincide com o dia da cidade. Ainda sem desvendar, por inteiro, todo o programa Costa refere que a recepção ao caloiro deve acontecer entre 17 e 23 de Outubro. Os nomes mais sonantes, Da Weasel e Fingertips, deslocam-se à cidade serrana dia 22 e 23 de Outubro, respectivamente. Para além da Latada, os festejos continuam a decorrer no pavilhão da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL).

Problemas estudantis debatidos hoje

Para hoje, 28, está marcada uma assembleia geral de alunos com vista a debater as medidas de contestação. Nuno Costa vai apresentar várias propostas aos estudantes, mas ressalva, uma vez mais “que não existem possibilidades financeiras para levar os alunos a Lisboa”. A maior contestação à Lei de Financiamento do ensino superior está marcada para a capital. Costa avança com a possibilidade da AAUBI se manifestar “na Covilhã”.