Congresso Latino Americano
Projecto da UBI apresentado no Brasil

Um dos maiores e mais importantes encontros relacionados com o têxtil, decorreu no Brasil. Mahomed Ussman, docente no Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis representou a UBI no encontro onde apresentou uma investigação da sua autoria.

Por Eduardo Alves


O XVII Congresso Latino Americano de Química Têxtil contou com a participação de mais de 600 representantes do mundo dos tecidos. Desde docentes e investigadores de universidades até empresários ligados ao sector, neste que é considerado um dos mais importantes encontros do género, também esteve um docente da UBI.
Mahomed Ussman representou a Universidade neste congresso que decorreu no passado mês de Agosto na cidade brasileira de São Paulo. Para além de toda a comunidade latino americana, as portas foram também abertas a investigadores e produtores europeus. Segundo o docente, “foram várias a entidades, de renome, a marcarem presença no evento”.
Pela UBI, o docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis apresentou os resultados de uma investigação que partilha com um outro professor, Francisco Franco e que fala sobre o “Tingimento e misturas de lã com poliester utilizando liposomas como transportadores”. Este projecto resulta de vários anos de investigação. Um projecto que teve o seu início com fundos comunitários e também com docentes de outras universidades europeias. Contudo, estes acabarem por se afastar do projecto que foi continuado ao nível da UBI.
Este encontro constituiu-se por 39 conferências apresentadas em três painéis. De entre este vasto conjunto, destaque para os temas que versaram sobre a racionalização e reaproveitamento dos recursos naturais. O meio ambiente e as preocupações com a preservação deste bem colectivo ocuparam grande parte do evento. Uma outra perspectiva que também contou com forte destaque foi a da relação entre investigadores e empresários. Uma das referências também feitas pelo docente da UBI, que fala no caso português, e até mesmo europeu. Segundo Mahomed Ussman “as inovações conseguidas nas escolas e universidades são aplicadas no mercado à medida que são solicitadas, o que trona o processo lento”, isto porque, “as indústrias e o mercado nem sempre estão preparados para receber novas tecnologias”.