Estado de Oaxaca




 


 

 

 

México






Por Mónica Domingos

Oaxaca é um estado rural montanhoso no sul do México, habitado desde os tempos mais remotos por civilizações pré-hispânicas como os zapotecas e mixtecas, tem como capital a cidade com o mesmo nome, a cidade de Oaxaca, que se pronuncia “Uarraca”.Esta cidade situa-se num planalto a 1640 metros de altitude, e em seu redor erguem-se os picos da Sierra Madre Meridional.
Nas suas aldeias vivem os descendentes das tribos zapotecas, aztecas e mistecas, um quinto das quais só fala a língua índia.
Nesta região com índices de pobreza acentuada, o café é a moeda de troca. Pobreza essa que contrasta com o colorido empregue na sua arquitectura e nos trajes típicos que as mulheres exibem. A arte vive nas veias dos oaxaquenhos, não só no artesanato, como nas danças, roupas e gastronomia. O colorido artesanato oaxaquenho é uma das heranças mais ricas que os indígenas conseguiram preservar.
A cidade com um grande conjunto histórico, com notáveis monumentos coloniais situados entre os rios Ayoyac Jalatlaco, destacam-se a catedral e as várias igrejas que ostentam belas fachadas esculpidas em estilo barroco, como a de Santo Domingo, San Felipe Neri, San Francisco, San Agustin, assim como outras construções religiosas e civis.
Perto da cidade, nas ruínas do monte Álban, encontra-se um legado cultural notável, como sendo santuários oriundos das civilizações zapoteca, mixteca e azteca, alternando uma arquitectura maciça e gigantesca com grandes espaços livres.
O conjunto do centro histórico da cidade de Oaxaca e a zona arqueológica do monte Albán estão incluídos na lista de Organization of World Heritage cities.
Neste estado, considerado como um dos centros culturais mais fortes do México, exitem vários locais que devem ser visitados como o Monte Alban e Mitla, o Templo e o Convento de Santo Domingo, a Catedral, o museu regional de Oaxaca, o cerro de Fortin, a casa de Benito Juárez, o Arbol del Tule e o Pueblo de Atzompa.
Oaxaca, uma cidade que se revela esplendorosa na arquitectura e na forma como perpetua até hoje a sua cultura pré-hispânica.