Ranking nacional de escolas secundárias
Distrito a meio da tabela

A classificação das médias dos exames nacionais foi divulgada pelo jornal Expresso. Na edição de 2 de Outubro, o semanário analisa 554 escolas secundárias repartidas por 20 distritos. Castelo Branco apresenta resultados pouco animadores.

Por Eduardo Alves


Em 128º lugar, num universo de 554 estabelecimento de ensino, surge a Escola Secundária Nuno Alvares, a mais bem classificada do distrito de Castelo Branco. Os dados recolhidos pelo jornal Expresso revelam as médias obtidas nas provas finais de 12º ano e mostram assim as diferenças entre as várias escolas do País.
No que respeita ao distrito de Castelo Branco, uma vez que o estudo apresenta as classificações de forma global e também divididas pelos 20 distritos portugueses, a média final é das mais baixas. Castelo Branco e Guarda surgem quase no fundo da tabela, com uma média global de 8,9 valores. O melhor classificado é o distrito do Porto com uma média de 10,5 valores.
No que respeita a estabelecimentos de ensino da região, a Nuno Alvares, em Castelo Branco, encabeça a lista distrital de melhores resultados. A secundária albicastrense consegue uma média de exames de 10,8 valores. A melhor escola da Covilhã é a Frei Heitor Pinto, com uma média de exames de 10,1. Um valor que a coloca em 229º lugar, na escala nacional. Mais abaixo, em sexto lugar entre as dez melhores do distrito e em 341º entre as 554 nacionais surge a Escola Secundária Campos de Melo, com uma média de exames de 9,6 valores. No que respeita a escolas privadas, o externato Nossa Senhora dos Remédios, no Tortosendo aparece em nono nas dez melhores, a nível distrital, com uma média de 8,8 valores. Notas que atiram esta escola para o 462 lugar em 554.