Por Catarina Rodrigues


A iniciativa de cariz cultural pretende dinamizar novas actividades económicas

A Beira Serra – Associação de Desenvolvimento promoveu no passado Domingo, em Verdelhos, uma feira agrícola e de produtos locais. Sob o lema “Valorizar o que é nosso, descobrir o que é bom”, quinze expositores tiveram oportunidade de mostrar o que de melhor se faz naquela freguesia do concelho da Covilhã. Artesanato, queijo, pão, petiscos tradicionais, doçarias e produtos agrícolas foram alguns dos artigos que fizeram a delícia dos visitantes.
A iniciativa surgiu inserida no plano de actividades do projecto Grão a Grão II, que para além de Verdelhos abrange ainda as freguesias do Teixoso e da Vila do Carvalho, que já acolheram também um certame do género. “Promover as freguesias e valorizar os saberes únicos transmitidos através de várias gerações” foram, segundo a organização, os principais objectivos do evento. A Beira Serra considera “importante todo o apoio, acompanhamento e divulgação que possa ser dado para que actividades como estas se mantenham”.
O certame em Verdelhos foi realizado no âmbito da festa de Nossa Senhora do Rosário, uma tradição que tem já vários anos na localidade. Segundo a organização do evento “esta ideia resulta interessante porque integra as feiras em festividades que acontecem ciclicamente”. No final, o balanço da organização foi “positivo”. Os populares também se mostraram agradados com a iniciativa. Segundo Graça Almeida, natural e residente em Verdelhos, “estas iniciativas são importantes porque, não só dão a conhecer os produtos locais, mas o próprio nome da freguesia, que parece estar um pouco esquecido”.
Para a realização desta feira em Verdelhos, a Beira Serra contou com o apoio da Associação Torga – Associação de Silvicultores do Alto Zêzere, com sede na localidade. Esta associação teve oportunidade de participar no certame essencialmente ao nível da transmissão de informações sobre a floresta e a sua protecção, mas também através da promoção de produtos florestais da região como o mel, as plantas aromáticas, medicinais e a própria madeira.
Recorde-se que com o projecto Grão a Grão, a Beira Serra pretende melhorar as condições de vida da população, incentivar o desenvolvimento social e promover o aproveitamento sustentado dos recursos locais tendo em vista a criação de emprego e fontes de rendimento familiares.