Por Eduardo Alves


Os docentes falaram de vários aspectos relacionados com a matemática

Equações, cálculos e fórmulas foram colocadas de parte durante três dias. Na UBI, salas de aula e anfiteatros estiveram preenchidos, entre 29 de Setembro e 1 de Outubro, por docentes de matemática que discutiram o ensino e a evolução desta disciplina base.
O encontro que conta com a participação de professores vindos de todo o País é “o mais importante evento promovido pela APM”, adianta Nuno Candeias. Este professor que desempenha também funções de directoria na Associação de Professores de Matemática refere que o Profmat 2004 assinala uma data especial. A organização comemora 20 anos “a promover estes encontros”.
Candeias salientou também o facto de “este ano ficar marcado na história do ensino”. À margem das dezenas de conferências que tiveram lugar na UBI a colocação de professores foi assunto obrigatório. O docente sublinhou mesmo “que uma percentagem significativa de participantes teve de desistir, em cima da hora, devido à divulgação dos resultados”.
Nas três conferências plenárias, as metodologias, as novas fórmulas e as técnicas mais hábeis para leccionar a Matemática foram atravessadas por alusões à forma como o Ministério da Educação “tratou do destino de 50 mil professores”. Candeias lembra a frase, em forma de regra matemática, e apresenta uma nota negativa “a todos os intervenientes no processo”.




Cenário das matemáticas tem de mudar

Uma das disciplinas base do sistema educativo “encontra-se com várias dificuldades”. Discutir e tentar resolver os problemas da Matemática foi um dos pontos-chave deste encontro. Cerca de 900 professores debruçados sobre esta temática retiraram algumas “conclusões importantes”, diz Fernando Pires, presidente da APM.
Os problemas estão localizados “mas é muito difícil mudar todo o sistema de ensino”, explica Nuno Candeias. Há vários anos a leccionar uma das disciplinas com mais dificuldade para os estudantes portugueses, este docente refere que “os professores encontram várias barreiras ao nível dos programas e das próprias escolas”.
Esta mesma opinião é partilhada por presidente da APM. Fernando Pires chega mesmo a dizer que “a matemática continua a ser apresentada como uma bicho de sete cabeças”. Daí que o trabalho da associação tem passado por “desmistificar essa concepção”. Os organizadores da iniciativa adiantam que “a evolução tem sido muito fraca”. As principais mudanças levadas a cabo por docentes “têm sido anuladas pelo sistema”. Fernando Pires acredita em resultados futuros “mais positivos”, mas é o primeiro a lembrar que “os responsáveis políticos devem apoiar os docentes”.