O ouro negro




 


 

 

 


 


Minas da Panasqueira




Por Eduardo Alves

Uma sinuosa e estreita via serve de único acesso ao mais importante centro de extracção de volfrâmio da Europa Ocidental. Neste pedaço de serra, nas faldas da Estrela e da Gardunha, encontra-se uma das mais grandes conquistas do homem à natureza. Largos quilómetros de túneis escavados no subsolo alimentaram a produção de aço e outros materiais ferrosos durante conflitos bélicos, grandes construções ou inclusive, na conquista do espaço.
Todo um lugar mágico que conta ainda com a rudeza de quem parece isolado do mundo modernizado e mantido pelo frenético quotidiano. Um espólio magnífico para quem gosta de viajar pausadamente. Parar e olhar de forma a sentir o gesto das gentes humildes e acolhedoras, entrar no coração da serra, descer até ao fundo dos poços de mineração e conhecer um dos principais centros produtores de minério.
A crise de mercados que ficam lá longe, mas que comandam os números afectou sobremaneira os habitantes desta localidade.
O turismo aparece agora como uma nova forma de vida. A amabilidade das pessoas vai contrastando com a rudeza de algumas paisagens edificadas pelos despojos das minas. Mas são todas as diferenças que se encontram neste lugar que o tornam mágico.