Internet em zonas desfavorecidas
Politécnico quer ajudar meios rurais
a aceder às novas tecnologias

NC / Urbi et Orbi

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através do seu Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional (CEDER), realizou na passada semana, no Auditório Comenius nos Serviços de Presidência, o 1º. Seminário do Projecto Ruraltech (Rede Europeia de Promoção das Novas Tecnologias nos Espaços Rurais), subordinado ao tema "As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Mundo Rural".
António Realinho, coordenador da Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul (Adraces) e Henrique Gil, professor da Escola Superior de Educação, foram os principais oradores.
Recorde-se que um dos objectivos do Projecto Ruraltech, no qual está integrado o Instituto Politécnico de Castelo Branco em colaboração com outras instituições europeias, é promover a igualdade de oportunidades no acesso às novas tecnologias da informação e comunicação aos habitantes das zonas rurais. Outro é, permitir o acesso à sua própria formação pessoal através do atendimento das suas necessidades formativas, laborais e pessoais, enquanto cidadãos de pleno direito da denominada sociedade da
informação. Para além deste seminário, o IPCB organizou outras acções de formação e de divulgação sobre Internet, Correio Electrónico e Comércio Electrónico, em todas as freguesias dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Este seminário teve como principais destinatários os presidentes das autarquias (Câmaras e Juntas de Freguesia), líderes de Associações de Desenvolvimento Local e Regional e Órgãos de Comunicação Social, no sentido de os alertar para a importância da difusão do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Os habitantes das zonas rurais que participarem nas acções de formação a realizar no âmbito do Projecto Ruraltech poderão beneficiar de um instrumento privilegiado para aceder às mais diversas informações, tais como: contactar os seus familiares que residem no estrangeiro; conhecer as iniciativas promovidas pela autarquia; preencher a sua declaração de rendimentos; processar as despesas de electricidade, água e aceder a
informação sobre as suas contas bancárias, entre outros.