Os tesouros do Interior




 


 

 

 


 

 

 

 


Raia Portuguesa




Por Eduardo Alves

Um número significativo de factores contribui para que, em situações raras, se criem lugares mágicos. O isolamento, a pontual presença da mão humana e uma geografia própria são apenas algumas das características presentes na zona raiana de Monfortinho. Toda uma área protegida que está a ser orientada para um tipo de turismo muito específico.
As verdejantes paisagens estendem-se por onde a vista alcança e a região começa a ser apetrechada com infra-estruturas de qualidade para albergar o mais exigente dos viajantes. Um território assimétrico, onde as montanhas portuguesas dão lugar às planícies espanholas.
Para além das belas paisagens, toda a zona raiana oferece actividades diversas de lazer. Quer nas caminhadas e no contacto directo com a natureza, quer no termalismo e também na caça grossa. Esta últimas actividades começam a ser presença constante em diversas herdades da região. O destaque vai para as três maiores, Herdade da Poupa, da Mancha e de Vale Feitoso.
Quem não for adepto deste desporto, pode optar por outro tipo de divertimento. Campos de golfe, passeio hípicos e actividades de cariz radical podem também fazer parte do cartaz de viagens. Ou então, simplesmente, relaxar e tirar partido de todas as potencialidades da região.