As doenças do foro cardiológico são preocupantes na região centro
Saúde Pública
Doenças do coração com aumento "preocupante" na Cova da Beira

O responsável pelo Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar da Cova da Beira, António Peixeiro, refere que as doenças cardiovasculares na Cova da Beira têm aumentado de forma desregrada.


NC / Urbi et Orbi


O serviço de cardiologia do Hospital da Covilhã registou, entre Janeiro e Julho deste ano, "589 internamentos, face a 490 que estavam previstos", seguno o cardiologista António Peixeiro. Este responsável diz que os números demonstram que as doenças cardiovasculares continuam a aumentar "de forma preocupante".
"Recebemos 965 pacientes neste serviço ao longo do último ano, quando há dez anos atrás registávamos cerca de 390 internamentos", afirma o médico. "O fenómeno dos problemas cardiovasculares cresce quase exponencialmente", acrescenta, mesmo salvaguardando o facto de "haver outros meios de diagnóstico, o que distorce um pouco a realidade".
Segundo aquele cardiologista do Hospital da Covilhã, a situação é tanto mais preocupante "quando se verifica que cada vez mais jovens sofrem do coração", segundo os dados recolhidos naquela unidade. "Isto quer dizer que as campanhas de prevenção dos factores de risco estão a falhar", lamenta o médico. "O que se tem verificado recentemente é a existência de um número maior de patologia coronária em doentes cada vez mais jovens.Há um claro falhanço da prevenção de factores de risco, pois surgem enfartes em pessoas cada vez mais novas", sublinha. Além de outros factores de risco, António Peixeiro considera urgente controlar a obesidade, que classifica como "a grande epidemia deste século".
O Hospital da Covilhã tem seis vagas em cardiologia por preencher, pelo que a especialidade conta apenas com dois profissionais, sendo uma das mais carenciadas da unidade. "Ainda há dificuldade em atrair médicos, apesar de estarmos bem equipados e termos das melhores condições possíveis", diz António Peixeiro.