Concurso nacional
Ainda faltam colocar quase 200 professores na Beira Interior

NC / Urbi et Orbi


Na Beira Interior dez mil e 500 alunos continuam ainda sem professores, quase um mês depois da data apontada pela ministra da Educação para o início das aulas. Segundo o Sindicato dos Professores da Região Centro no distrito de Castelo Branco estão ainda 72 professores por colocar e 4 mil alunos sem as aulas todas. Na Guarda os horários por preencher são 106 e o número de alunos que ainda não têm professores a todas as disciplinas são 6500.
Uma situação que os sindicalistas lamentam, já que o ano lectivo já devia estar a funcionar em pleno há muito tempo e também porque lembram que há 40 mil professores no desemprego.
Embora sublinhem que em Castelo Branco a situação do primeiro ciclo esteja quase solucionada, frisam que no pré-escolar faltam colocar seis educadores de infância e 64 docentes no segundo e terceiro ciclos e ensino secundário. As escolas Faria de Vasconcelos e Quinta das Palmeiras, onde faltam seis professores, são onde o problema é mais notório.
Na Guarda a situação mais problemática verifica-se nos segundo e terceiros ciclos e no ensino secundário, com 97 horários vagos.