25 Outubro

17h00
Sinopse: as histórias que a minha guitarra canta [P] 52'. Portugal. 2003, real. Karen Boswall Retrato de músicos moçambicanos, estrelas da Marrabenta, um estilo musical popular que remonta aos anos 50. Através dos relatos pessoais é a história de todo um país, a evolução dos costumes e os efeitos da guerra, que surgem em pano de fundo.

18h00
Sinopse: o arquitecto e a cidade velha [P] 72'. Portugal 2004, real. Catarina Alves Costa. O arquitecto Siza Vieira é coordenador do projecto de recuperação da Cidade Velha, em Cabo Verde. O filme revela os conflitos entre as propostas do arquitecto, os desejos da população e as decisões do poder político.

26 Outubro

18h00
Sinopse: autografia [P] 103'. Portugal 2004, real. Miguel Gonçalves Mendes
Retrato íntimo e fascinante de Mário Cesariny, tendo como mote o seu poema Autografia. Cesariny satírico, provocador, político e surrealista.

27 Outubro

11h00
Sinopse: olhar por dentro [CI] 28'. Portugal. 2003, real. Christine Reeh Débora tem seis anos e é cega desde o nascimento. Mora no Alentejo e não tem acesso a uma educação específica para invisuais. Vive no seu mundo e passa os dias ouvindo música ou inventando histórias fantásticas.

José Manuel, la mula y el televisor [CI] 14'. Cuba. 2003, real. Elsa Cornevin De regresso a casa após um dia de trabalho, José Manuel, um camponês da Sierra Maestra (Cuba), assiste a um programa de televisão. Um corte de luz interrompe subitamente a emissão. José Manuel pega então na mula e na caixa do televisor para continuar o programa.

el pequeño pianista [CI] 6'. Espanha. 2004, real. Silvia Turchin Um sapo toca piano! A vida e alma de uma marioneta através da voz do seu "mestre", o marionetista Daniel Loeza. O que há de tão mágico nesta marioneta para comover de tal forma o público?

18h00
Sinopse: entre duas terras [P] 94'. Suiça/Portugal.2003. real, Muriel Jaquerod e Eduardo Saraiva Pereira O que sente uma população envelhecida que vê a sua aldeia desaparecer, submersa pelas águas de uma barragem? Como tenta defender a sua identidade no diálogo com os responsáveis da construção da aldeia nova? A história da Aldeia da Luz é aqui contada sob um prisma humano.


28 Outubro

11h00
Sinopse: no jardim do mundo [CI] 65'. Portugal/França. 2004, real. Maya Rosa
Homens e mulheres, trabalhadores agrícolas, contam a história do seu Alentejo natal. Relembram tempos de miséria, em que sol e poesia eram as suas únicas pertenças. E também falam de hoje..

18h00
Sinopse: a praça [P] 52'. Portugal. 2004, real. Luís Alves de Matos
Ao longo de três anos, Luís Alves de Matos filma a interminável reconstrução de uma praça no bairro de Chelas. A câmara revela com ironia a ineficiência dos poderes públicos e o espírito ora rezingão, ora resignado dos moradores do bairro.

estrela da tarde [P] 24'. Portugal. 2004, real. Madalena Miranda
Sonhos, fantasias e contradições de uma dona de casa cheia de personalidade, que vive nos arredores de Lisboa. Um documentário que nos ensina a conciliar o amor por Che Guevara com as mais simples tarefas domésticas...

29 Outubro

18h00
Sinopse: a guerra do Iraque [P] 26'. Portugal. 2004, real. Leonor Areal
Uma turma de crianças da escola primária faz um filme de animação sobre a guerra no Iraque. Os protagonistas são os mesmos dos telejornais: George W. Bush, Tony Blair, Saddam e Bin Laden... Mas a história é bem mais imaginativa.


malmequer, bem-me-quer ou o diário de uma encomenda [P] 51'. Portugal/França. 2004, real. Catarina Mourão Catarina Mourão aceitou um convite da ARTE para realizar um documentário sobre os jovens lisboetas de hoje. Mas a relação com o canal de televisão não foi fácil. Nesta segunda versão do filme, em forma de diário de rodagem, descobrimos as dúvidas e dificuldades de um processo de criação face às expectativas e regras da encomenda.