Um ano para esquecer

 




 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal Público


“Uma semana após tomar posse, Santana prepara-se para remodelar Governo. Primeiro Ministro quer reavivar espírito dos primeiros tempos”.



Por Eduardo Alves

O número de publicações não pára de aumentar. Desde jornais de ocasião, de pequenos e grandes anúncios, até revistas especializadas, passando por edições especiais e brindes complementares à compra, o mercado da comunicação parece estar em pleno crescimento.
De vez em quando, por entre tamanha escolha, surge algo singular. Foi o caso do suplemento do jornal Público, intitulado “O Inimigo Público”. Vai para um ano que o diário de referência oferece aos seus leitores, todas as sextas-feiras, uma publicação deveras peculiar. O “Inimigo Público” é um jornal satírico de conteúdo ficcional que apresenta “os factos que não aconteceram, mas que podiam ter acontecido”, de forma provocatória e hilariante. Com a classe política a dominar as atenções, este jornal apresenta notícias de todos os quadrantes sociais. Desde os casos de justiça mais mediáticos até decisões do Governo, com uma abordagem completamente teatral. Durante este primeiro ano de vida, o “Inimigo” trouxe para Portugal um género de publicação já conhecida em outros países da Europa, acrescentando a esse projecto global, traço humorísticos portugueses que fizeram com que este suplemento conquistasse um lugar muito especial.
Os melhores episódios são agora apresentados em livro. Uma forma de assinalar o primeiro aniversário e de mostrar todas as aptidões desta publicação.