Rui Delgado
NC / Urbi et Orbi


Na ponte dos Moinhos, a pouca largura da estrada faz com que apenas circule uma viatura de cada vez

A um ano das eleições autárquicas, os teixosenses ainda se deparam com várias carências que constituíram promessas de eleição, deste e de outros mandatos anteriores. As promessas de campanha foram, as carências ficaram, e já lá vão alguns anos. Nomeadamente a Estrada Municipal 501, Teixoso – Sarzedo – Verdelhos.
Senão vejamos, mais “recentemente”. Já na reunião de Câmara de dois de Maio de 2003, o Departamento Municipal de Obras, Equipamento Social, Infra-estruturas, Urbanismo, Energia e Ambiente anunciava, no ponto 5.2, (alínea a): “Projecto da EM, entre Teixoso e Verdelhos, incluindo o Ramal de Sarzedo-Prorrogação de Prazo”. Portanto, o concurso já vinha de trás, e falava-se já em adiamento. Mas avancemos. Na ordem de trabalhos da reunião ordinária no dia 1 de Agosto, do Departamento Municipal de Administração Geral e Finanças, alínea d), lia-se: “Empreitada da obra da EM entre Teixoso e Verdelhos incluindo o Ramal de Sarzedo – Abertura de Concurso”. Na alínea d) na reunião de 25 de Agosto do mesmo ano, (Anúncio Nº 22/2003), continuava: “Concurso Público para a Empreitada da Obra da Estrada Municipal entre TEIXOSO e VERDELHOS, incluindo o Ramal de Sarzedo”. Mas dois meses depois, a 6 de Outubro: “Aviso: "Concurso Público para a Empreitada da Obra da Estrada Municipal entre TEIXOSO e VERDELHOS, incluindo o Ramal de Sarzedo" - Esclarecimentos / Prorrogação de Prazo”. Como se constata, a referida obra de primordial importância para o desenvolvimento da zona norte do concelho, emperra em constantes prorrogações, enquanto as necessidades das populações locais continuam. É de fulcral importância para um maior desenvolvimento das freguesias por ela abrangentes, especialmente para Sarzedo e Verdelhos. Assim como uma “arma de combate” contra a desertificação. Na mesma via, na sua maioria sem barras protectoras, já foi alvo de acidentes fatais, pois tem grandes declives e precipícios, e foi apenas arranjada até mais ao menos ao limite de Gibaltar.

Piscinas Públicas também emperram

Outra obra que emperra, e que já vem de outros mandatos, são as piscinas. Quantos locais já foram falados para a sua instalação? Quinta de São João, recinto da C+S, ao lado do Infantário “O Meu Cantinho”, e por fim, junto ao campo de futebol. Este último local, o qual se espera que seja o definitivo, já teve o anúncio do Concurso Público no passado dia 1 de Junho de 2004.
Mas, segundo informações recolhidas na Junta de Freguesia do Teixoso, surgiram novas e inesperadas dificuldades, alheias à Câmara Municipal da Covilhã, mas não aos proprietários do terreno, que apresentaram novas propostas. As mesmas vieram traduzir-se em sérias contrariedades pondo em causa certos aspectos das condições de loteamento acordadas entre Câmara Municipal da Covilhã e proprietários.
O mesmo concurso público para a empreitada da obra de concepção/construção das piscinas públicas do Teixoso tem as seguintes características: vai ser descoberta e constará de balneários e serviços de apoio, arranjos exteriores e respectiva construção. Será uma estrutura de betão armado, acabamentos, serralharia, loiças sanitárias, arranjos exteriores, entre outros. O prazo da obra está estipulado em 240 dias. Será financiada pelo orçamento anual da Câmara Municipal da Covilhã e os pagamentos mediante autos de vistoria e medição dos trabalhos executados. A empreitada é pela modalidade de “preço global” e o valor para o efeito de concurso é de 175 mil euros. No anúncio tornado público anunciava que seriam lidas as propostas no dia 27 de Julho do presente ano. Mas, desconhecemos até agora o seu teor.
Já no site da Câmara Municipal da Covilhã, aberto a consultas dos cibernautas, na rubrica dos equipamentos desportivos e de lazer do concelho, fomos encontrar na secção das piscinas, penúltima linha, o seguinte: “Piscinas Públicas do Teixoso”. Surpresos por tal informação interrogámo-nos: se é a do local do campo de futebol, não existe qualquer pedra da mesma. Ou será que é noutro local, que a população desconhece…

Caminhos arranjados na Atalaia e Terlamonte

Também a anexa Atalaia e Terlamonte foram alvo de importantes melhoramentos pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal da Covilhã no que concerne ao arranjo e alcatroamento de alguns dos seus caminhos. Faltam poucos. No entanto, é necessário colocar, na Atalaia, um espelho de auxílio aos automobilistas, no primeiro caminho agora arranjado, antes das escolas, para quem vem do Teixoso.