O teixosense Ricardo Sousa foi pendulário diante da equipa de escalos de Baixo
I divisão distrital
Patrick e Tiago Felizardo desequilibram

O Teixosense continua na senda das vitórias e já está entre os quatro primeiros. O Penamacor só conhece o sabor da vitória e já é líder isolado.


Por Rui Delgado
NC / Urbi et Orbi


O Teixosense emendou o pequeno deslize tido no primeiro jogo, ao empatar com o Cabeçudo. Mas desta vez apresentou-se no Campo Fernando Almeida Campos com uma postura mais agressiva. Diante do Escalos de Baixo, uma equipa recém-promovida, mas muito atrevida e organizada. O árbitro nomeado foi David Veríssimo e a equipa da casa estreava no campeonato, o defesa central Ricardo Pais, ex-Paul.
O jogo decorria sem grandes ocasiões de perigo, mas com uma natural predominância da equipa da casa. Mas o golo madrugador surgiu aos 16 minutos. Livre do lado esquerdo, a meio do meio campo adversário, o especialista de serviço, Cláudio, vendo a colocação de Patrick, coloca-lhe a bola, e este com uma preciosa antecipação, de cabeça, bate o guarda-redes Rui Ferreira. Dois minutos volvidos, João Paulo isola-se no lado direito, mas permite a defesa do guardião contrário para canto. O Teixosense galvanizou-se e encostou o Escalos de Baixo ao seu meio campo, mercê uma linha média forte, e de Patrick e Tiago Felizardo inspirados. Aos 28 minutos, novamente de livre Cláudio, faz um passe longo para Tiago Felizardo, e este de primeira remata rente ao poste. Mas o Escalos de Baixo, respondeu bem, e mercê de uma falta feita por Ricardo Pais a meio do seu meio campo, beneficia de um livre na zona frontal. Na marcação do mesmo, Cláudio Soares remata ao poste. Passou então o jogo a decorrer mais no miolo do terreno. Mas aos 40 minutos, novamente Patrick bisa. O lateral direito Roberto, sobre pelo seu lado, remata, mas Rui Ferreira defende para a frente, na recarga Patrick calmamente atira para o fundo das redes. Mas a seguir, já quase no final da primeira parte, o capitão Paulo Chasqueira em despique com um adversário lesiona-se no pé direito e é substituído por Pedro Pereira.

Golão de Tiago Felizardo

Na segunda parte, as coisas alteraram-se um pouco, e o Escalos de Baixo, descontente com o resultado e sem mais nada a perder adiantou-se, empurrando a equipa caseira para o seu meio campo. Mas os primeiros sinais de perigo até foram do Teixosense. Primeiro Patrick, aos 8, atira à figura de Rui Ferreira e depois é Tiago Felizardo, no minuto seguinte a imitá-lo no destino. Mas, a partir daqui, surgiu a reacção dos forasteiros.
Ricardo Pais comete uma falta, que os jogadores contrários reclamam ser dentro da grande área. Na marcação do mesmo, novamente Cláudio Soares a proporcionar desta vez a defesa da tarde a Hugo Pereira ao enviar para canto. Com a subida e a entrega do Escalos de Baixo, adivinhava-se o golo dos mesmos. Mas antes João Bruno, liberto de adversários, remata forte rente ao poste esquerdo de Rui Ferreira. E aos 28 minutos, o golo anunciado. Por intermédio de Cláudio Soares, a responder a um canto do lado direito. Os Teixosenses tremeram, mas a sua concentração e entrega na linha defensiva evitaram o pior. Passaram então a responder em contra-ataque, onde encontravam os dois jogadores mais inspirados da tarde, Patrick e Tiago Felizardo. O primeiro, no lado esquerdo, e o segundo, no ataque, muito rápidos. Aos 31 minutos é Hugo Pereira que nega novamente o empate, com uma saída corajosa. Mas já nos cinco minutos de compensação, acontece uma perdida incrível e o golo do Teixosense. No primeiro lance, o jovem Real, que havia então entrado, isola-se. Na frente do guarda-redes serve também o recém entrado Ricardo Sousa, mas este a mostrar-se perdulário e a permitir a defesa a Rui Ferreira. Mas aos 93 minutos, o golo do sossego. Tiago Felizardo, isola-se, e à saída do guarda-redes contrário faz-lhe um bonito chapéu.
Uma vitória justa, de uma equipa jovem que Capelas apresentou muito certa, em bom nível, e que deixa boas esperanças aos sócios. Quanto ao Escalos de Baixo, que reclamaram uma grande penalidade, foram uma equipa sempre inquieta, e aguerrida, dela se espera um bom campeonato. No próximo jogo, o Teixosense joga fora com o Salgueiro do Campo, onde poderá regressar o castigado Geraldes.