Estudar a importância dos sociólogos e da ciência na sociedade foi um dos objectivos deste trabalho
Doutoramento na UBI
Pensar a sociologia, hoje

O papel dos sociólogos no mercado de trabalho, a profissionalização destes quadros e o aproveitamento de todas as suas capacidades foram questões abordadas na tese de Doutoramento realizada na Covilhã.


Por Eduardo Alves


Maria Amélia Garcia Martins Bernardo apresenta uma visão muito própria das relações entre os campos científicos e profissionais. Um estudo que vem já da tese de Mestrado da autora.
Para esta investigadora social, nem sempre são vistos do melhor ângulo, os conhecimentos adquiridos nas Universidades. Assim como o inverso se observa, isto é, “nem sempre as Universidades formam os licenciados da melhor maneira para o mercado de trabalho. A tese apresentada no passado dia 22 tem como título “A Sociologia como Ciência e Profissão: Um diálogo entre o racionalismo e o pragmatismo”. Foi a pensar nos sociólogos e no papel que estes desempenham no mundo profissional onde se inserem que a autora avançou com algumas conclusões. Todavia, Maria Amélia Bernardo refere que os principais traços presentes neste estudo podem aplicar-se a todas as outras ciências. Numa visão muito própria desta palavra, a autora da tese de Doutoramento deixa bem vincado que “a ciência não é algo linear”. As capacidades e utilidades do conhecimento sociológico, do conhecimentos científicos devem ser “bem empregues no desempenho de uma profissão”, adianta. Algo que só acontece quando o sentido de profissionalização está bem presente.
Estas provas que deram o grau de doutor a Maria Amélia Bernardo tiveram como júri Adelino Augusto Torres Guimarães, professor catedrático do Instituo Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Moisés Adão de Lemos Martins, professor catedrático da Universidade do Minho, José Carlos Gaspar Venâncio, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Manuel Gaspar da Silva Lisboa, professor auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Rui Bertrand Baldaque Romão, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior, António Manuel Hipólito Firmino da Costa, professor auxiliar do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, estes dois últimos como arguentes da tese e Alcides Almeida Monteiro, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.