Por Eduardo Alves


A física quântica e a passagem do período clássico ao moderno foi estudada nesta tese

O assunto ganha cada vez menos adeptos. Com o passar dos anos assiste-se ao afastamento dos alunos de matérias relacionadas com as ciências exactas. De entre as matemáticas, álgebras, engenharias, químicas e outras, a Física tem sido a mais afectada. Sobretudo, se a vertente da Mecânica Quântica estiver dentro dos programas escolares.
Na dissertação de Mestrado de Lina Maria Serra Fonseca Carvalho, todas estas condicionantes foram postas de lado.
Num estudo inédito na UBI, com o título “Achegas à mecânica quântica: fronteiras com a mecânica clássica”, esta professora do ensino secundário debruçou-se sobre a importância desta disciplina. Um papel que está presente quer no mundo científico, quer no quotidiano social.
A Mecânica Quântica “foi uma das grandes evoluções operadas no domínio da Física”, lembra Lina Carvalho. Com utilizações em quase todos os campos, esta vertente científica é “uma enorme fonte de estudo e de potencialidades”, refere a autora deste trabalho. Uma tese que teve por júri João Pinheiro da Providência e Costa, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, José Manuel Pereira Serrão, investigador auxiliar do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, este também como arguente e ainda Edoardo Rino Alberto Segre, professor associado da Universidade da Beira Interior. A tese foi aprovada com a classificação de muito bom.