Os Da Weasel referem que a Covilhã é sempre um lugar especial devido ao público
Recepção ao caloiro
Doninha volta à Covilhã

“Advinhem quem voltou”... Eles mesmo, os Da Weasel, um dos mais conceituados projectos do hip-hop Nacional. A banda foi cabeça de cartaz do dia 22 do Outubro, penúltimo dia de recepção ao caloiro. Uma noite animada que contou ainda com a actuação das bandas “Projecto é Grave” e “Micro Audio Waves”.


Por Helena Afonso


A noite de sexta-feira começou com a actuação da banda “Projecto é Grave”, um grupo que começou por ser um pequeno projecto de colegas de turma e evoluiu de forma despretensiosa. Os membros de “Projecto é Grave” mostraram-se surpresos com a aceitação por parte do público, que a vocalista denominou de «muito quente». Durante o concerto, a banda fez uma homenagem aos “Rádio Macau”. Uma homenagem que parecia propositada e acentava na perfeição à banda que se seguiria.
Depois de quebrado o gelo, foi a vez dos “Micro Audio Waves” subirem ao palco para tentarem conquistar o público da Covilhã. Um pouco antes do concerto, os membros da banda confidenciavam estarem com grandes expectativas nesta apresentação aos covilhanenses. O projecto “Micro Audio Waves” teve origem em dois ex-membros dos “Rádio Macau” e era inicialmente um som mais electrónico. Claudia, a vocalista, veio mais tarde dar uma abordagem pop à banda.
Já com o público bem quente, seguia-se o momento mais esperado da noite, a actuação da “Doninha”. O pavilhão da Anil estava completamente cheio e, nesta noite, com bastante público não universitário, um público maioritariamente sub-20. Todos esperavam ansiosamente a apresentação do novo álbum “Re-Definições”.

“É bom estar de volta”

Com simpatia, PacMan (vocalista) e Quaresma (guitarrista) confessaram que “é sempre agradável voltar à Covilhã” e que guardam na memória grandes concertos nesta cidade. Para estes dois membros da banda, a música dos Da Weasel não está a tornar-se comercial, aquilo que acontece é que os seus fãs aumentam e a música da banda é agora ouvida por mais pessoas. O grupo considera estar a evoluir positivamente na sua carreira e deixa um cartão de visita aos fãs: “Aquilo que se vê dos Da Weasel, é aquilo que eles são na realidade”.
A “Doninha” incendiou o pavilhão da ANIL com a sua música. Com temas como “Pedaço de Arte”, “Toda a Gente”, “Carrossel”, “Duía”, “Força (um pedaço de história)”, “Tás na boa”, entre outros, os Da Weasel presentearam o público da Covilhã que retribuiu com muito carinho e aplausos. O ponto Alto da noite deu-se quando a banda cantou o tema “Re-Tratamento”.
Os Da Weasel, uma banda que conta já com dez anos de carreira, voltaram a dar provas de qualidade, levando o público ao rubro. Esta banda da margem sul de Lisboa, mostrou um nível elevado de coesão e amadurecimento. PacMan, um dos mais brilhantes e aclamados letristas, continua as suas habituais críticas e contestações que dão uma certa agressividade à música. Os fãs gostaram e ficam à espera do regresso da “Doninha”.