As tunas da UBI foram as únicas a subir ao palco da ANIL
E vai um FRA…
Anil Traja a Rigor e Recebe as Tunas

Foi com todo o espírito académico que se realizou mais uma noite dedicada às tunas na Recepção ao Caloiro da Universidade da Beira Interior.


Por Ana Dinis Santos


O dia 20 de Outubro assinalou a realização da Latada deste novo ano lectivo e todos estavam ansiosos pela divulgação dos resultados deste desfile. Assim, o pavilhão da ANIL encheu-se de trajados e de muito espírito académico para assistirem às três actuações da noite dedicada às tunas.
Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, apenas as tunas da UBI marcaram presença, não tendo sido convidada pela Associação Académica qualquer outra tuna universitária. Mas, não houve nada que demovesse os ubianos de dançar e saltar ao som das músicas conhecidas para todo o bom estudante universitário.
A abertura da noite coube à “Desertuna”, que apesar de ser a mais jovem, demonstrou uma grande evolução técnica, proporcionando um belo espectáculo musical e visual na ANIL. A tuna feminina da UBI, as “Moçoilas” adoçou a noite, preparando o palco para a carismática Tuna “Já B’ubi e Tokuskopos” que encerrou o espectáculo convidando os seus antigos membros para o palco.
O ponto alto da noite foi sem dúvida a divulgação do resultado da Latada, da qual o curso de Economia foi o grande vencedor, seguido pelos cursos de Engenharia Civil e Medicina. Entre festejos e alguns insultos dos perdedores, os dois representantes de Economia receberam o chocalho, que todos os anos é entregue ao vencedor da Latada, como prémio simbólico. No ano que vem a Latada é assim liderada pelos economistas da universidade.
Com o pavilhão da ANIL cheio apesar do cansaço do desfile, as tunas tiveram um público fiel e bem divertido que mais uma vez mostrou à Covilhã, o verdadeiro espírito académico da Universidade da Beira Interior.