Por Vânia Pereira


Os Xutos e Pontapés comemoraram 25 anos de carreira na Covilhã

Os Xutos e Pontapés foram os cabeças de cartaz da recepção ao caloiro de 2004. Na noite de terça-feira Zé Pedro, Tim, Kalu, João Cabeleira e Gui subiram ao palco e presentearam o público com um concerto memorável. A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) incluiu assim, a Covilhã na tournée dos 25 anos de carreira que a banda comemora.
De pequenos a graúdos, os Xutos, puseram todos a saltar num pavilhão lotado. Nuno Costa, presidente da AAUBI, considera que esta foi uma das melhores noites “estiveram aqui 4500 pessoas, para a associação foi óptimo”.
A banda de Tim e Zé Pedro aproveitou para apresentar algumas das faixas do último álbum, “O Mundo ao Contrário”. Mas os momentos mais intensos registaram-se nos grandes hinos da banda, “Circo de Feras”, “Contentores” e “O Homem do Leme” com o público a cantar em uníssono. “A Minha Casinha” foi a música escolhida para a despedida. A AAUBI realizou ainda uma surpresa levando ao palco um bolo de aniversário, para dar os parabéns a uma banda que comemora 25 anos de vida.
Zé Pedro, o guitarrista, confessa que “nas festas de estudantes há mais adesão e excitação” sendo, por isso este, um público preferencial. O guitarrista aproveitou ainda para deixar uma mensagem, a todos os estudantes da UBI, “sê bom para ti, pelo menos uma vez por dia”.
No final do concerto o público estava rendido, considerando este, um dos melhores concertos. “Para mim excedeu qualquer expectativa. Dos vários concertos que já vi dos Xutos, este foi sem dúvida o melhor”, confidência Tânia Pires, uma fã entusiasta. Também José Pedro Batista revela que “o concerto foi espectacular”.
A noite teve início com a banda portuense, Homem Mau, que realizou uma breve actuação. Os Xutos subiram ao palco pela 01h30 captando todas as atenções durante as duas horas seguintes e oferecendo à assistência mais de 20 temas. A noite acabou com o DJ Luís Veiga, que manteve os mais resistentes a dançar pela noite dentro.