“Crónicas” de Eduardo de Filippo dará início ao festival
Entre 7 e 20 de Novembro
Festival de Teatro está de volta à Covilhã

Duas semanas dedicadas à arte de representar. Será assim mais uma edição do festival promovido pelo Teatro das Beiras.


Por Catarina Rodrigues


“Crónicas” de Eduardo de Filippo é a peça que marcará o início de mais uma Festival de Teatro da Covilhã. No próximo dia 7, subirá ao palco do Teatro das Beiras, na rua da Trapa, a mais recente produção da companhia para dar continuidade a um festival que se realiza desde 1981.
Treze espectáculos compõem o cartaz deste ano, dos quais quatro são dedicados aos mais novos e dois são dedicados à música (café teatro). Vários grupos de teatro nacionais marcarão presença na iniciativa que coincide com a comemoração do 30.º aniversário do GICC – Teatro das Beiras.
No dia 9 de Novembro estará em cena a peça “Histórias que tu me contaste que te conto eu”, pelo Projecto Papelão, da cidade do Porto. Um espectáculo que tem como objectivo principal a formação de novos públicos, lançando bases a outros olhares sobre o mundo e outras formas de acção. A 11 de Novembro, o palco está reservado à peça “As desventuras de Isabella”, de Filipe Crawford, uma presença já habitual nos Festivais de Teatro da Covilhã.
O Trigo Limpo – Teatro ACERT apresenta-se na Covilhã, no dia 12 de Novembro, com a peça “Olá classe média”. Dia 13 subirá ao palco o Teatro da Rainha, com “Fim do Princípio”. Dia 15, será a vez de o Nariz – Teatro de Grupo, e a peça infantil “Zorbas e a gaivota” se apresentar ao público mais novo. No dia 16, Jangada Teatro e “O Espelho”, são também espectáculos dedicados às crianças. O Teatro Regional da Serra de Montemuro chega, dia 17, com a peça infantil “Fraga das Fábulas”.

Orçamento limitado

O Festival de Teatro da Covilhã tem este ano um orçamento de 30 mil euros. Fernando Sena, presidente a direcção do Teatro das Beiras, explica que a falta de apoios restringe as opções em termos de espectáculos”. O responsável assegura, no entanto, a qualidade do programa apresentado.
A iniciativa surge numa altura algo atribulada para a companhia da Covilhã. O Teatro das Beiras viu recentemente nove elementos da sua equipa abandonarem as funções que exerciam. Fernando Sena prefere, no entanto, recordar os melhores momentos da companhia que, ao longo destes 30 anos, levou à cena 57 produções.

ver site oficial