Esta mostra foi mais uma das actividades do Festival Y que termina dia 15
Festival Y#2
Lugar para a dança

Audiovisual abre possibilidades para novas formas de arte. Uma prova dada pela presença de uma secção do Festival Y que teve lugar na UBI.


Por Vanessa Silva


Nos dias 27 e 28 de Outubro decorreu no Anfiteatro I, da Universidade da Beira Interior, uma mostra de vídeo de dança, inserida no Festival Y #2, organizado pela Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã.
A mostra de vídeo aconteceu em duas sessões suportadas por obras em DVD assinadas por vários realizadores, que usaram o audiovisual para abrir uma série de possibilidades novas a este tipo de arte.
Pela primeira vez, foi incluída a dança neste festival, devido à presença de Olga Roriz em Castelo Branco, decidindo-se alargar esta arte a um ciclo de vídeos, tendo como objectivo principal a imagem. A conhecida coreógrafa portuguesa já havia apresentado, no passado dia 21, o espectáculo de dança “Confidencial” no palco albicastrense, Cine-Teatro Avenida.
Recorde-se que o Festival Y #2 teve início a 23 de Setembro e prolonga-se até ao dia 15 de Novembro. Dança, teatro, performances interactivas associadas ao vídeo e multimédia e vários workshops são os principais ingredientes desta iniciativa realizada durante cerca de dois meses. Nesta segunda edição são apresentadas algumas novidades como é o caso do Festival Y – Outras Formas, uma rubrica dedicada às artes performativas e a eventos multimédia.