Por Celina Gonçalves


O encontro que decorreu na UBI teve como principal objectivo dar a conhcer as actividades desta organização

O GEARNeurop organizou a sua II Reunião Científica, com o objectivo de partilhar conhecimentos na área da Neuropsicologia.
Na sessão de abertura estiveram presentes, João Queiroz, vice-reitor da UBI e responsável pela Faculdade de Ciências da Saúde, que referiu “a importância de grupos como o GEARNeurop, nomeadamente no desenvolvimento da massa crítica da Universidade”. Mencionou, ainda, a estreita relação existente entre este grupo e a Faculdade de Ciências da Saúde, quer a nível de ensino, quer de investigação.
Manuel Cordeiro, provedor da Santa Casa da Misericórdia, esteve também presente e salientou a “relação profícua entre a instituição que representa e este grupo de estudos”.
O GEARNeurop é um grupo constituído por professores e alunos, particularmente do Departamento de Psicologia, que se dedica a fazer investigação a nível de avaliação e reabilitação neuropsicológica de pacientes.
Luís Maia, coordenador técnico do grupo, falou-nos do seu surgimento. Referiu que este grupo surgiu “em finais de 2001”, devido ao interesse manifestado por algumas pessoas pela Neuropsicologia e a vontade de desenvolver investigação na área, tendo como principal objectivo “a troca de conhecimentos”.
Manuel Loureiro, coordenador científico do GEARNeurop, aponta a existência de colaborações com a Santa Casa da Misericórdia, consistindo esta em estágios para os alunos, com o Hospital Cova da Beira, em termos de investigação e colaboração com os médicos da área de Neuropsicologia e com a Faculdade de Ciências da Saúde, a nível de troca de conhecimentos e a nível de ensino.
A II Reunião Científica Ibérica da GEARNeurop contou com a intervenção de professores e alunos do Departamento de Psicologia, tanto no que concerne à organização, como às próprias intervenções dos oradores, bem como de Valentina Ladera e Maria Victoria Perea Bartolomé, professoras da Universidade de Salamanca.
Apresentaram-se e discutiram-se métodos de tratamento, a relação do neuropsicólogo com o paciente, o processo de tratamento em doentes com Esclerose Múltipla, Epilepsia, Afasia, entre outros. Uma iniciativa que contou com auditório cheio e que a organização pretende repetir.