Os audiovisuais apresentam-se como suporte primordial de uma representação diferente
Outras formas de expressão
A vida não é um sonho

O Teatro Gerión ofereceu ao público covilhanense um espectáculo que, para além da palavra e do corpo, se serve também de elementos audiovisuais como forma de expressão.


Por Ana Catarina Silva


Foi no âmbito da segunda edição de Festival Y, que decorre até ao dia 15 deste mês, que esteve em cena, no passado dia 4 de Novembro, “En Sueño” pelo Yume - Teatro Gérion.
“En Sueño” chega-nos de Espanha e é um espectáculo audiovisual que para além de elementos de vídeo, música e jogos de luz se serve ainda da beleza da dança, da força das palavras e do poder da expressão corporal.
Começa com uma mostra de imagens de mulheres nas situações mais simples do quotidiano, acompanhada de uma banda sonora. Duas actrizes, Irene Lázaro e Luz Juanes, interpretam, diferentes papéis, de várias mulheres, todas elas testemunhos de vidas sempre tristes, de sofrimento, mas conformadas. Mulheres que, por diferentes motivos, se renderam a um quotidiano tão perturbador quanto angustiante, capaz de as levar à loucura.
Ao longo de 60 minutos, “En Sueño” fala-nos de mulheres que, ora vítimas de maus-tratos, ora vítimas da prostituição ou da droga vêem no mar o único modo de conseguir a paz no mundo terreno e na morte a única forma de alcançar a liberdade.