Uma iniciativa que pretende angariar livros para a Biblioteca do CHCB
Mostra de livros no Hospital Pêro da Covilhã
Livros da nossa região

A Biblioteca do Hospital Pêro da Covilhã, tem patente ao público uma mostra de livros, subordinados ao tema, “Livros da Nossa Região”, podendo ser vistos até ao próximo dia 11 de Novembro.


Por António Gil


Encontra-se a decorrer desde a dia 3 e até ao dia 11 de Novembro, no átrio do Hospital Pêro da Covilhã, uma mostra de livros do espólio da biblioteca do utente. As obras retratam e caracterizam toda a região da Cova da Beira, onde está inserido o Centro Hospitalar. Nesta mostra é possível ver, diversos livros de escritores da região, nomeadamente, Rui Delgado, Campos Costa, J. Reis Barata, Leonor Osório de Aragão, Maria da Ascenção Rodrigues, José Aires da Silva e Adelino Pais Fernandes, entre muitos outros.
A mostra efectuada pela Biblioteca do Hospital em conjunto com o Gabinete do Utente, tem como finalidade uma “Acção de Angariação de Livros” para a biblioteca. Uma iniciativa que visa sensibilizar o público em geral e, em particular os visitantes, que todos os dias recorrem a esta instituição, tanto nas visitas aos familiares doentes, como na procura de cuidados de saúde.
“Esta biblioteca possui cerca de duas mil obras”, indicação fornecida por Rosa Saraiva, bibliotecária e responsável por este departamento do hospital. Esta mostra tem também como intenção, “dar a conhecer o horário da biblioteca, que funciona das 9 às 18 horas, trezentos e sessenta cinco dias por ano”. Outro objectivo: “é fazer uma remodelação de alguns livros, já bastante danificados e aumentar o espólio”. De salientar que todos os livros que a biblioteca do utente dispõe, foram dádivas e como tal, alguns encontram-se bastante usados, havendo a necessidade da aquisição, sempre que possível, de “novos” livros. Esta mostra e outras que se venham a realizar, servem os objectivos, determinados para esse fim. A organização da iniciativa adianta ainda que está a aceitar revistas, mesmo as já utilizadas, para distribuir, pelas diversas salas de espera do Centro Hospitalar.
Os livros são requisitados pelos doentes, que se encontram nas enfermarias, através de um catálogo, onde se encontram descriminados todos os volumes que a biblioteca dispõe.
Seleccionam o livro desejado, preenchem a requisição, sendo-lhes distribuído através de um carrinho, tipo “biblioteca itinerante”.
Este é um serviço prestado pelas pessoas que trabalham no Hospital em regime de voluntariado. Esta distribuição só é realizada, naqueles locais em que não há perigo de contágios, ou de propagação de doenças.
Esta Biblioteca do Utente é uma repartição da Biblioteca Geral do Hospital. Tem como função, prestar um serviço aos doentes de “maneira a minorar o seu sofrimento”, bem como, melhorar cada vez mais, a qualidade do serviço que prestam.
Acreditando no sentido altruísta de alguns e no sentido benévolo de outros, o Gabinete do Utente, convida todos aqueles que tenham livros e revistas que já não desejem e tenham intenção de se desfazer deles, a deslocarem-se ao Hospital Pêro da Covilhã. Contribuindo com uma pequena dádiva, está a ajudar uma Instituição, ajudando também, todos aqueles que necessitam de uma leitura de conforto. A Biblioteca do utente e os doentes agradecem.