Os ventos da Malcata começam a dar luz ao País
Energias alternativas
Novos ventos dão luz pelos lados da Malcata

Quem se desloca pela A23, se olhar para Serra da Malcata, pode ver, ao longe, cerca de uma dezena de torres eólicas. Estas começaram agora a ser instaladas no Sabugal, e em breve chegarão a Penamacor. Segundo a autarquia local, em 2005, o Parque Eólico arranca.


João Alves
NC / Urbi et Orbi


Por acaso, quando transita na A23, entre a zona da Covilhã e Belmonte, não costuma olhar para o horizonte? Não. Então comece a fazê-lo, porque irá ver as diferenças na paisagem, em relação a alguns meses atrás. É que, caso não se tenha ainda dado conta, ao longe, poderá verificar que na Serra da Malcata começaram a ser instaladas torres eólicas para aproveitamento do vento, de modo a que através dele se possa produzir energia, de uma forma limpa, não poluente e amiga do ambiente, como alias a União Europeia impõe aos diversos países membros.
Até agora, são sete as enormes torres que já foram instaladas na freguesia sabugalense de Santo Estevão, pela Tecneira, a mesma empresa responsável pela construção do Parque Eólico de Penamacor. Nesta terra, a ideia foi apresentada em 2000, mas só quatro anos depois começou a ganhar forma, com a Junta e a empresa a assinarem um acordo para a referida instalação em 88 hectares de terreno. Uma iniciativa da qual a Junta retira evidentes dividendos, já que logo que o parque comece a funcionar, ela terá direito a uma renda por cada torre instalada e também pela produção prevista. Aliás, segundo o autarca local, o primeiro dinheiro já chegou e até já foi aplicado num novo edifício para a extensão de saúde e para a própria sede da Junta. Para já, as torres começam a chegar ao distrito da Guarda, e ao concelho do Sabugal, mas não tarda nada será a vez de Penamacor começar a fazer girar as hélices das ventoinhas gigantes.

Estudo de impacto ambiental quase pronto

Em Penamacor, segundo o presidente da Câmara, Domingos Torrão, o estudo de impacto ambiental para a construção do futuro Parque Eólico "está quase concluído". Ou seja, o autarca acredita que, em 2005, a instalação de aerogeradores "vai iniciar-se".
Recorde-se, aquando da apresentação do projecto, há cerca de dois anos atrás, estava previsto que em 2006 Penamacor ficasse servido de um Parque Eólico responsável pela produção de 70 megawatts de energia eléctrica. Quanto a torres, serão 35, no total, cada uma delas com capacidade para produzir dois megawatts de energia e com 80 metros de altura.
As zonas da Serra de Santa Marta, Santo André e Charrinho são os locais privilegiados para a implementação das torres, locais que, segundo a empresa Tecneira, têm um elevado potencial eólico.
Para além disto, o projecto, que entre a fase de construção e exploração terá 20 anos de duração, com um investimento entre 85 e 120 milhões de euros, poderá ainda levar à instalação de uma unidade industrial de assemblagem (montagem) de eraogeradores no concelho raiano, que poderia empregar entre 25 a 30 pessoas. Também no caso de Penamacor a autarquia local já começou a "facturar", pois a lei prevê que as câmaras em cujos os concelhos sejam instalados parques eólicos tenham uma renda mensal de 2,5 por cento sobre a factura de energia eléctrica vendida à rede nacional. Ora, no concelho raiano prevê-se uma facturação de 13 milhões de euros, o que dará um benefício anual de 325 mil euros à Câmara. Só que o protocolo assinado por autarquia e empresa previa um adiantamento de 2,5 por cento para Janeiro de 2004. Por isso, apesar de o Parque ainda não estar a funcionar, a autarquia já está a lucrar.