Por João Simão


A economia das redes foi a área científica escolhida para elaborar a tese de doutoramento

A Universidade da Beira Interior, conta com mais um Professor Doutor. João Leitão, apresentou a sua tese de Doutoramento na sala dos actos, na reitoria da UBI, no dia 3 de Novembro, perante um júri de oito elementos que lhe deu unânime aprovação.
A tese de Doutoramento intitulada “Estratégias de integração vertical e de fixação dos preços nos serviços de televisão por cabo em Portugal” surgiu por sugestão de Carlos Osório, orientador científico da tese, e como um seguimento da dissertação de Mestrado. Depois desta sugestão, João Leitão enveredou por uma área cientifica especifica dentro da Economia, a Economia de Redes e assim partiu “para o desenvolvimento do estudo sectorial aplicado à televisão por cabo em Portugal, através de dois estudos de caso que garantem a representatividade do sector.” explica.
Com este trabalho, o autor, mostra que há duas forças directoras que fazem a interactividade entre a oferta e a procura, são elas o “puxão da procura” e o “empurrão da oferta”. Através do estudo empírico das redes de serviços por cabo em Portugal, João Leitão afirma que “são estas duas forças que condicionam e determinam a estratégia de fixação de preços e as estratégias de concentração vertical.”.
Da tese apresentada resultam sugestões aos operadores de serviços de televisão por cabo em Portugal e também, sugestões para uma regulação deste sector em expansão. A inovação e as futuras redes sem fios são dois factores que João Leitão aborda, bem como a acessibilidade e a concorrência. Para a acessibilidade sugere uma interligação entre os operadores de modo a garantir as condições de acesso. Uma ideia ligada à questão da concorrência onde sugere um maior ênfase nas novas soluções sem fios, de modo a se construir o paradigma de uma rede aberta.
Existe já um projecto para a publicação do trabalho de Doutoramento em livro, no entanto, o primeiro capitulo já foi publicado numa revista especializada em economia brasileira. Outros dois capítulos esperam também publicação em revistas da especialidade uma nacional e outra internacional.