Por Eduardo Alves


Vários investigadores falaram sobre o conceito de liberdade e as diferentes abordagens científicas do mesmo

Por entre teorias políticas, onde se aborda uma mesma temática através de dois prismas diferentes, um positivo e outro negativo, ou recorrendo às áreas da educação, o conceito de liberdade apresenta alguns contornos semelhantes. Olhar para as perspectivas contemporâneas do conceito de liberdade foi um dos intuitos da mais recente iniciativa do Instituo de Filosofia Prática. As jornadas decorreram na Sala dos Conselhos da UBI, nos passados dias 4 e 5 de Novembro e reuniram um conjunto de investigadores sociais de vários países. Teoria Política, Ética e Ciências da Educação foram os três grandes campos de discussão.
Uma simples palavra que pela sua utilização e infinita aplicabilidade na vivência humana ganha inúmeras interpretações. Quer se olhe para a definição mais clássica e escolástica, quer se aplique a definição do senso comum, a noção de liberdade ganha uma “libertinagem” própria e toma a face de quem a utiliza. A fazer fé nas palavras de Elena Garcia Guitián, investigadora da Universidade Autónoma de Madrid (UAM) e participante neste seminário, “a preocupação individual e colectiva com a liberdade é um bem essencial ao ser humano”. A ideia ganha consistência num período em que a palavra liberdade “é utilizada nos mais variados contextos e com os mais dispares significados”, reitera Fernando Vallespín da UAM.
Maquiavel referia que “se alguém se preocupa só com a sua liberdade, descurando a liberdade dos outros, a vida pública acabará por perder o seu espaço próprio”. Uma referência que serviu de mote para a discussão de liberdade como factor de não dominação. Num contexto mais político, André Barata, da Universidade da Beira Interior (UBI) e os dois investigadores da UAM falaram “livremente” deste importante conceito. Fernando Vallespín apresentou mesmo o caso prático da política espanhola. A relação entre Zapatero e os media, os seus adversários e os cidadãos. O jogo que é feito em torno da comunicação, das principais medidas políticas e de quase tudo o que tem a ver com o processo governativo. A discussão ganhou asas e tomou novas liberdades a serem abordadas as transições políticas dos regimes para as novas formas de Estado. O papel deste na vida dos seus cidadãos, na sua liberdade, foi mostrado em forma de disfarce democrático que não espelha as ditaduras económicas que sustentam “grande parte dos regimes actuais”, explicam os intervenientes. Retratos que se podem aplicar ao caso português, o qual nas últimas semanas tem conhecido evoluções negativas. Foi também das concepções negativas e positivas de liberdade, teorizadas por Hannah Arendt e Isaiah Berlin, que este primeiro conjunto de investigadores falou.




Uma ética de alforria

Lá diz o ditado que a liberdade de um indivíduo acaba onde começa a de outro. A antropologia cultural cuidou de repescar estes saberes milenares para as ciências sociais e daí que um debate ou seminário versando sobre liberdade não possa ter lugar sem uma passagem pela ética.
A ciência da moral foi revelada por Pedro Galvão num trabalho que fala do consequencialismo e dos limites da liberdade. Sem criar, de qualquer forma, barreiras aos participantes, este investigador da Universidade de Lisboa abriu o debate que seria complementado por outras duas intervenções de docentes da UBI. António Bento e Ana Leonor Santos passearam-se pelo conceito da “educação liberal” em Leo Strauss e pela aporia de Aquilies e da tartaruga.
Estudar os direitos e os limites que uma pessoa tem de poder dispor de si foram objectivos destas intervenções éticas. A aprendizagem, a correcta utilização da liberdade, no sentido individual ou colectivo, no bem ou no mal, “é sobretudo uma acção ética”, aponta Pedro Galvão.



Educar para bem agir

A educação deve ser uma maior aposta das polítcas democráticas

Passadas as teorias políticas e éticas, a iniciativa do Instituto de Filosofia Prática (IFP) guardou para o final uma das melhores abordagens sobre a liberdade. A polidez e a cortesia, a instrução e o respeito ganham nobreza e razão de ser com a boa utilização da liberdade.
Maria Luísa Branco, da Universidade da Beira Interior tomou lugar junto a Michael Apple, da Universidade do Wisconsin-Madison, para falar sobre a educação cívica no contexto de uma educação democrática. Em forma de conclusão e de apanhado de ideias, esta investigadora da UBI e uma das organizadoras das jornadas, alude para o facto da educação estar na base da verdadeira cidadania democrática. A falta de sensibilização para os temas em volta da cidadania, em torno do papel colectivo de cada um, da participação na vida activa comum leva os investigadores a diagnosticar graves doenças cívicas aos regimes políticos vigentes.
Falando sobre o seu campo de estudo, a investigadora Luísa Branco alerta para o facto da educação estar hoje “muito tecnologizada e pouco ordenada para este tipo de assuntos”. De todo o quadro de escolas que investigou, a docente da UBI aponta para um desajuste das políticas educativas em relação à cidadania e à importância que a educação tem nesta temática, na formação de uma boa liberdade, teses suportadas por Michael Apple. O investigador americano da Universidade do Wisconsin veio à UBI falar sobre educação e sobre o papel desta na liberdade e nas conhecidas “sociedades desenvolvidas”. Para Apple, a educação que sustenta a cultura de cada ser humano é o pilar da liberdade. Uma educação perspectivando o outro “produz um homem completamente diferente daquele que é moldado por um regime educacional egocêntrico”. Este estudioso referiu como exemplo, o caso do seu próprio país.





Políticas à parte

À margem do encontro, nos intervalos deste seminário, uma das conversas que ocupou grande parte do descanso dos participantes foi a reeleição do presidente americano, George W. Bush.
Quer pela sua nacionalidade, quer pelos estudos que tem desenvolvido no campo educacional e político, Michael Apple encontrava-se num lugar de destaque para comentar o assunto. Segundo este pensador, a reeleição de Bush “foi um completo desastre”. Classificando o presidente texano como “portador de uma arrogância brutal”, as suas políticas têm mudado o sentido “da liberdade”, em várias nações do mundo.
Com um discurso marcado pela acutilância das ideias, Michael Apple mostra-se “bastante preocupado com a situação actual do planeta”. Na óptica deste pensador, que teoriza sobre variados assuntos “o mundo está transformado num gigantesco supermercado onde os ricos compram aos pobres, o que lhes apetece”.
Este fosso económico “que fica mais fundo a cada dia que passa”, é um ataque a todas as nações que se “opõem ao regime”. Como exemplo das macro políticas económicas, Apple utiliza a própria reeleição de George W. Bush. Este investigador refere que “a presidência de uma das mais importantes nações do planeta foi comprada por um bilião de dólares”. “É agora mais árduo” o caminho a percorrer pela civilização.