Por João Simão


Representantes da Ordem dos Engenheiros estiveram na UBI

A Ordem dos Engenheiros esteve na Universidade da Beira Interior (UBI) para se apresentar aos alunos dos cursos de engenharia. Dar a conhecer o trabalho da Ordem, as condições para a inscrição na mesma, e responder às principais duvidas dos estudantes foi o objectivo.
Celestino Quaresma, Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Engenheiros (OE) – Região Centro, e João Loureiro, Secretário Geral da mesma estiveram no anfiteatro 8/01 do pólo das engenharias da UBI no dia 8 de Novembro, para dar a conhecer aos alunos das licenciaturas em engenharia a OE e as suas actividades.
A OE visa cumprir três objectivos, “contribuir para o progresso da engenharia em Portugal; valorizar os seus membros nos domínios científico, profissional e social e cumprir os rigores éticos, deontológicos e profissionais” como explicou João Loureiro.
No decorrer da apresentação da OE João Loureiro frisou ainda aspectos como a organização da Ordem em duas estruturas distintas: “No plano territorial, dividida em Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira; e ainda em 12 especialidades.”
No que se refere à qualificação profissional existem três fortes componentes, a saber: O sistema de acreditação de cursos; exames de admissão para licenciados em cursos não acreditados; e os estágios profissionais bem como o curso de ética e deontologia, administrado pela OE.
A Ordem organiza semanalmente semanários e conferências sobre temas de carácter profissional; anualmente promove encontros regionais de engenheiros; para além de diversas colaborações com instituições na formação profissional e na salvaguarda do interesse publico.
Para os estudantes presentes esta iniciativa foi muito útil e de louvar pois serviu para “esclarecer muitas dúvidas porque a informação que temos é o diz-que-disse e nunca sabemos nada de muito concreto. Acho que este tipo de apresentações é sempre muito útil e importante, pois tinha duvidas que ficaram esclarecidas e fiquei ainda a saber mais do que pensava”, como frisou Susana Almeida, aluna de Engenharia Civil.