Por Rosa Ramos


Uma equipa de técnicos da UBI dirige o estudo que reune mais de uma dezena de concelhos serranos

O Edifício Arte e Cultura foi o local escolhido, no passado dia 5 de Novembro, para a realização de uma “conversa tertuliana” que teve a Serra da Estrela como protagonista. Na mesa, estiveram dois dos responsáveis pelo projecto UBI-PETUR, encomendado pela Câmara Municipal de Manteigas, em parceria com outros nove municípios ligados à Serra da Estrela (Covilhã, Belmonte, Guarda, Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Seia e Oliveira do Hospital).
Elaborar um Plano de Turismo sólido, aproveitando as enormes potencialidades da região, é o objectivo principal da equipa da Universidade liderada por Pedro Guedes, docente do Departamento de Economia e Gestão.
Actualmente, a Serra parece apenas sobreviver à custa da neve. Mas a equipa quer provar que é inovadora. Pedro Guedes explica que “existem muitos projectos e iniciativas, mas surgem descoordenados.” Para já, garantem que vão ouvir vários sectores da sociedade e envolvê-los para que não seja dada voz somente às autoridades competentes, como tem vindo a acontecer até aqui.
Estão previstas, para já, duas medidas fundamentais. A primeira irá de encontro às Escolas Secundárias e Preparatórias das várias cidades ligadas ao projecto. Os alunos da região serão, desta forma, envolvidos em projectos “aliciantes” na área do Turismo.
Envolver a Imprensa da região é a segunda medida que o grupo de trabalho pretende implementar: “Queremos saber aquilo que os jornalistas têm para dizer em matéria de estratégias e pretendemos que ouçam as pessoas no que se refere às questões mais polémicas.”
O museu da Universidade, dirigido por Elisa Pinheiro, também presente na iniciativa, será um elemento-chave do projecto: “Vamos torná-lo num museu vivo, que interage com os Turistas”, garante a Directora.
A equipa concluiu, após levantamento junto das autarquias, que não tem sido feito o melhor pelo Turismo na Serra da Estrela. Pedro Guedes refere que “não há espírito de colaboração entre as diferentes Câmaras”. A primeira reunião foi feita a 14 de Setembro de 2003 e só a 28 de Setembro deste ano é que foi assinado o protocolo definitivo.
A equipa da Universidade encontra-se já a trabalhar na digitalização dos dez municípios. O objectivo é a criação de um sítio de Internet onde os interessados possam encontrar um guia fiável da região com informações que vão desde a restauração aos locais de interesse a visitar. Será também organizado um Comité Técnico de Apoio ao programa, incumbido de procurar um instrumento de ordenamento e planeamento para prosseguir estratégias assim que o projecto termine.
É desta forma que a Serra da Estrela, nome que sugere a pastorícia, a neve e os lanifícios, promete ser reconhecida por muito mais vertentes.